terça-feira, janeiro 30, 2018

CATALÃES MARCHAM EM BARCELONA PELA RESTAURAÇÃO DO GOVERNO INDEPENDENTISTA CATALÃO


O ex-presidente catalão Carles Puigdemont é o único candidato dos partidos maioritários, mas o político precisa de comparecer a uma sessão plenária para assumir o poder. Fugiu de uma ordem de prisão em Espanha após ter declarado a independência da região Nação.
Puigdemont pretendia tomar posse da Bélgica, onde se refugia desde a tentativa mal sucedida de independência catalã mas uma medida cautelar instaurada pelo Tribunal Constitucional da Espanha proibiu o movimento. Os juízes da Corte máxima do país decidiram que o político precisa de se apresentar a um juiz e pedir autorização para comparecer ao Parlamento Regional.
Controlado por independentistas, o Parlamento da Catalunha adiou hoje a sessão plenária que empossaria o novo líder da região. Aliados de Puigdemont querem ganhar tempo até que ele consiga salvo-conduto para voltar ao país sem ir para a prisão. Manifestantes desfilam por Barcelona exigindo a restauração do governo.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018013010403480-manifestacao-barcelona-puigdemont-catalunha/

* * *

Sic itur ad astra - o Povo Catalão não desarma e exige o que é seu por direito: a soberania nacional contra o imperialismo castelhano.