segunda-feira, maio 15, 2017

SURGE EM ROMA UM TEMPLO DE JÚPITER, O DEUS MÁXIMO DA LATINIDADE






No dia 10 de Maio do ano MMDCCLXX a.u.c. (ab urbe conditas, isto é, desde a fundação da cidade, nomeadamente a de Roma, em 753 a.e.c.) ou 2017, na era comum, a organização religiosa italiana Associação Tradicional Pietas concluiu um novo templo de Ivppiter Optimvs Maximvs, ou Júpiter o Maior e o Melhor, em Roma, como se pode ver nas imagens acima, bem como noutras presentes nesta página: http://www.ereticamente.net/2017/05/cronaca-eretto-un-tempio-di-giove-a-roma.html#comment-125217
Na cela do templo haverá também lugar para altares dedicados a Juno e a Minerva, espelhando-se aqui o culto tradicional romano da tríade capitolina. 
O  processo foi iniciado em 1961, quando um dos integrantes do grupo moldou em terracota a face de Júpiter, que agora se encontra no templo; o edifício foi construído em torno de um altar a Júpiter dedicado em Setembro de 2012; a primeira pedra do templo foi lançada a 13 de Julho de 2013. Faz parte da área do Santuário de Pietas, ou Piedade (no sentido religioso do termo, isto é, do dever religioso para com as Deidades e os compatriotas), santuário este, fundado em Dezembro de 2012, será palco de actividades formativas em matéria religiosa, nomeadamente no que respeita ao culto doméstico latino e à formação de sacerdotes.
Este novo santuário terá horários de abertura ao público e nele será possível entregar oferendas aos Deuses. Alguns dizem que se trata do primeiro templo romano da época contemporânea em Roma, ou seja, depois de séculos de «escuridão mental», o que bate certo com o facto de Júpiter ser o Deus do Céu Fulgurante, no qual também se ver, diz a organização, a luz intelectual.
Quem quiser contribuir com dinheiro, pode fazê-lo por paypal ou entrar em contacto com este e-mail: info@tradizioneromana.org.

Aproveito para divulgar esta magnífica notícia no dia do mês consagrado a Júpiter - os idos de Maio - e também à Mercurália, celebração de Mercúrio e de Sua Mãe Maia, Deusa da Terra. Por pura coincidência, valiosa, a organização religiosa virtual Lealdade Sacra foi criada neste dia, em 2001.