segunda-feira, janeiro 23, 2017

PODE VIR A CAMINHO O SALÁRIO MÍNIMO EUROPEU - E ATÉ O RENDIMENTO MÍNIMO GARANTIDO

Medida também prevê um mecanismo de salário mínimo. Juncker quer reforçar os direitos sociais europeus para combater o populismo. Proposta está prevista para Março.
O objectivo não é criar um salário mínimo igual para todos os países da União Europeia, mas introduzir um mecanismo que garanta que cada país tenha um salário mínimo decente e adaptado ao custo real de vida. O presidente da Comissão Europeia voltou, esta segunda-feira, a defender a criação deste tipo de mecanismos e garante que não está a pôr em causa a competitividade entre empresas e países.
Se todas as empresas tiverem de respeitar o mesmo nível de salário mínimo, estaremos a travar o dumping social”, disse esta segunda-feira tarde, no encerramento da conferência sobre o pilar dos direitos sociais que decorreu na capital belga. Para Jean-Claude Juncker, é também importante que haja também um rendimento mínimo garantido.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2017-01-23-Bruxelas-quer-mecanismo-de-rendimento-minimo-garantido-em-todos-os-paises-do-euro-1   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Que venha, mas venha depressa, a ver se alguém ajuda as classes baixas portuguesas... é nisto que a União Europeia pode beneficiar os trabalhadores portugueses: impondo em Portugal padrões de vida conquistados pelos trabalhadores de países europeus mais desenvolvidos.