domingo, janeiro 22, 2017

TURQUIA PASSARÁ A TER REGIME PRESIDENCIALISTA...

Por maioria de votos, o parlamento turco aprovou a emenda à constituição que visa estabelecer no país o presidencialismo.
A favor do projecto, que consiste de 18 artigos, votaram 339 deputados. Será realizado um referendo para tomar a decisão definitiva.
"Agradeço aos deputados pelo trabalho feito, agora a decisão é do povo", declarou o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, discursando no parlamento.
Nos próximos dias Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, deverá assinar o projecto. Após 60 dias da publicação da lei na edição oficial, será realizado o referendo.
Se as emendas forem aprovadas pelo povo através do referendo, entrarão em vigor em 2019 e ampliarão o mandato do presidente. Em particular, ele obtém assim o direito de promulgar decretos e nomear os ministros. O cargo de primeiro-ministro será extinto. O chefe de Estado poderá continuar a pertencer a um partido, o que a lei actual não permite.
Agora na Turquia funciona o semi-presidencialismo, um sistema de governo em que o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e seu gabinete.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201701217483071-presidencialismo-turquia-lei-aprovada/

* * *

E desta feita «subtilmente» se sultaniza a Turquia, adquirindo o islamista Erdogan mais poder do que nunca.