sábado, janeiro 21, 2017

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

O Dia Mundial da Religião celebra-se anualmente a 21 de Janeiro.
A religião é culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. Proveniente do latim, a expressão significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado.
Como existe uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso.
Neste Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objectivo final da paz entre os povos.

Maiores religiões do mundo
Cristianismo: 2.1 biliões
Islamismo: 1.5 biliões
Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões
Hinduísmo: 900 milhões
Religião tradicional chinesa: 394 milhões
Budismo: 376 milhões
Indígena: 300 milhões

Religiões em Portugal
As religiões em Portugal com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e a Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011 as crenças dos portugueses dividem-se em:
Católicos: 79,5%
Sem religião: 14,2%
Protestantes/Evangélicos: 2,8%
Outros cristãos: 1,6%
Testemunhas de Jeová: 1,5%
Religiões não cristãs: 0,8%

*

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-religiao/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

A Wikipedia e outros sites dizem todavia que o Dia Mundial da Religião calha no terceiro domingo de cada mês.

Etiquetas: