sábado, janeiro 21, 2017

RELIGIÃO




«Religião» vem do latim «religio», cujo significado ainda hoje não está bem definido. Há actualmente quem diga que deriva de re-ligare, ou religar, voltar a ligar, a ligar novamente ao Divino; o antigo Cícero, por seu turno, opinava que a raiz do termo assentava em «lego», de «ler», pelo que «religio» seria «reler, analisar mais cuidadosamente, cuidar com especial desvelo»; definir-se-ia como escrúpulo ritual, zelosa atenção ao culto.

A Religião é pois a ligação efectiva ao Divino, às Forças superiores da existência, constituindo por isso a componente central e orientadora de todas as culturas humanas tradicionais, dado que não há notícia da existência, agora ou no passado humano conhecido, de nenhum Povo no seio do qual não houvesse alguma forma de religião. Todos os Povos antigos e tradicionais da actualidade tiveram e têm os seus Deuses e fizeram todo o seu pensamento e todo o seu viver com base na relação com a(s) Divindade(s): nas sociedades tradicionais, toda a existência humana, desde o nascimento até à morte - e passando, naturalmente, pelo casamento, pela guerra, pelo comércio, pela agricultura - é assinalada por rituais apropriados e forças divinas específicas.
Sem esta dimensão divina, religiosa, que em todas as coisas lateja, o mundo fica mais cinzento, mutilado da sua parte mais nobre, e desce, cada vez mais, até à matéria pura e simples, sem valores nem outro significado que não o número e a massa.
Veja-se como surgiu o materialismo contemporâneo: de uma dessacralização progressiva da realidade, isto é, do facto de o homem resolver negar a existência do Divino na natureza e em si próprio. E o Divino é, por excelência, o que está além de tudo e que, ao mesmo tempo, tudo engloba.
Actualmente, há a tendência para desprezar as religiões e valorizar a «espiritualidade». Em muitos casos, senão o mais das vezes, trata-se de rejeitar religiões que se tornaram pesadas pelo seu dogmatismo e que, mercê da sua atitude monopolizadora do sagrado, passaram a ser dadas como sinónimo único de Religião, ou seja, passou-se a definir o geral - a Religião - com o particular - uma determinada via religiosa em si. Sucede todavia que a Religião não é forçosamente dogmática. Nunca é demais lembrar que «Religião» é uma palavra latina criada para definir a religião romana pagã. Religião é pois algo originalmente pagão e não exige dogmas mas sim culto, adoração, ligação às Divindades.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Num país sem esquerdismos acéfalos, Caturo:

https://youtu.be/zKY5bFe_b-o

21 de janeiro de 2017 às 22:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Grande Putin,o maior!


https://www.youtube.com/watch?v=t52xdFGgmuw

22 de janeiro de 2017 às 12:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Acho que pela 1 vez vi um artigo jornalístico tuga em que o opinador não ataca o trump e crítica o outro lado que diz mal dele, uma raridade nos tempos actuais do lápis azul
http://observador.pt/opiniao/qual-e-o-problema-da-esquerda-com-trump/

22 de janeiro de 2017 às 16:16:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home