sábado, outubro 15, 2016

ESTÁTUA DE CÍBELE ENCONTRADA NA ÁSIA MENOR




Há coisa de um mês, foi descoberta numa escavação arqueológica turca, a citadela de Kurul, em Ordu, na margem sul do Mar Negro, uma estátua de Cíbele, a Grande Mãe anatólica, Deusa da Fertilidade e do Universo, Senhora dos animais selvagens, Divindade Cujo culto, de origem frígia, viria a tornar-se num dos mais populares de todo o Mundo Antigo. O achado data de cerca de 2100 antes da era comum. 
Desde então o local foi visitado por mais de dez mil pessoas; o número de visitantes surpreende, num país onde o turismo cultural ou a visita a sítios arqueológicos de épocas anteriores ao domínio turco são pouco populares...
A estátua, representada como uma mulher grávida, foi encontrada num pedestal em forma de trono, pesa cerca de duzentos quilos e mede 110 centímetros. 
A estátua permaneceu intacta depois de as muralhas da entrada da fortaleza de Kurul caírem durante uma invasão militar romana.
*
Fonte: http://www.dailysabah.com/nation/2016/09/16/statue-of-ancient-goddess-draws-thousands-to-black-sea-city

* * *

Mais um regresso do mundo antigo, que pelos vistos granjeou uma imediata popularidade, a fazer lembrar a devoção em massa doutros tempos, ou porque o que é antigo e se redescobre cria um eco com algum significado indistinto mas real na mente colectiva ou porque a imagem de uma grande Deusa Mãe está arreigada na psique colectiva do povo...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se eu visse este vídeo sem som pensaria que teria sido filmado algures na Amazónia, mas não, é o (Preto)Gal dos dias de hoje. O à vontade com que indivíduos de raça negra humilham portugueses e se exibem que nem carapaus de corrida em plena via publica, é um sintoma da espiral de decadência aparentemente sem retorno na qual este pedaço de Europa entrou.

https://www.youtube.com/watch?v=9icX5e583o4

16 de outubro de 2016 às 10:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

https://br.sputniknews.com/sociedade/201610166564179-estupro-mulheres-impunidade/

16 de outubro de 2016 às 17:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem diria que a Libéria, cujo nome vem de «Liberdade», um país criado artificialmente para albergar os escravos negros então recém-libertados da escravatura nos EUA, havia de descambar nisto, olha que há «surpresas» do camandro...
A imigração em massa vinda de tais paragens pode fazer coisas bonitas na Europa, pode sim...

16 de outubro de 2016 às 18:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Gladius, filho do capeta. Fazendo alvíssaras para a Deusa Cíbele. Certamente, pretende ser tornar UM SACERDOTE DE CÍBELE.

17 de outubro de 2016 às 18:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já o beato brasuca está apostado em seguir o caminho de Orígenes, que se auto-castrou para melhor seguir JC...

17 de outubro de 2016 às 21:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home