segunda-feira, outubro 17, 2016

EMPRESA DE RESERVAS TURÍSTICAS EXCLUI TOURADAS E EXPLORAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS

A conhecida empresa de reservas online TripAdvisor emitiu um comunicado no passado dia 11 de Outubro de 2016, onde anuncia que vai descontinuar a venda de bilhetes para experiências turísticas específicas durante as quais os viajantes entrem em contacto físico com animais selvagens e espécies ameaçadas que estejam em cativeiro. O gigante do sector do turismo refere-se ainda às touradas como um dos negócios que estão excluídos da sua listagem de ofertas: “Durante anos, por uma questão de prática, a TripAdvisor proibiu a listagem ou a publicação de avaliações para negócios que utilizavam animais selvagens em cativeiro ou de espécies ameaçadas de extinção para desportos de sangue, por exemplo, touradas, caça em cativeiro, etc. Essa política vai manter-se“.
O TripAdvisor anunciou ainda o compromisso de lançar um conjunto de acções que implicam mudanças na sua política de venda de bilhetes para as atracções com animais, bem como o lançamento de um novo portal educacional para “ajudar a informar os viajantes sobre os padrões de cuidado e protecção de espécies de animais selvagens, ameaçadas e em cativeiro no sector do turismo, sobre a interação destes animais com os turistas e o seu impacto na conservação da vida selvagem”. Várias actividades de entretenimento com animais deixarão de estar acessíveis noTripAdvisor ou no Viator e outras estarão acompanhadas de regras de boas práticas. Estas iniciativas contam com o apoio da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e a parceria de várias organizações de conservação, especialistas académicos, especialistas em turismo e grupos de bem-estar animal.
A empresa pretende ter o portal educacional e as mudanças na política de reservas totalmente implementadas no início de 2017.
A Plataforma Basta saúda a posição assumida pela empresa, e considera as medidas adoptadas um importante contributo para o bem estar animal e para o desenvolvimento da sociedade, bem como um exemplo civilizacional de grande significado. A posição da TripAdvisor confirma que as touradas não têm potencial turístico. Em Portugal as touradas são cada vez mais contestadas por vários sectores da sociedade e incompreendidas pelos turistas que nos visitam, pela grande violência exercida sobre os animais. Nos últimos 5 anos as touradas perderam 42% do seu público em Portugal de acordo com as estatísticas oficiais da Inspecção Geral das Actividades Culturais.
*
Fonte: http://basta.pt/tripadvisor-exclui-touradas-e-atraccoes-com-animais-selvagens/

* * *

Mais um sinal de progresso inequívoco. A pouco e pouco, as populações europeias, neste caso, a portuguesa, evoluem num sentido especificamente ocidental, rejeitando a opressão sobre os animais, seres mais fracos e desfavorecidos - isto acontece pelo menos enquanto a Europa continuar europeia, bem entendido.