sexta-feira, setembro 23, 2016

POLÍTICOS EUROPEUS PREFEREM A VITÓRIA PRESIDENCIAL DE TRUMP?...

Muitos políticos europeus preferem que Donald Trump assuma a presidência dos EUA, ao invés de Hillary Clinton, embora não digam isso abertamente, revela o jornal Politico.
Segundo o autor do artigo, Matthew Karnitschnig, nem um dia escapa dos comentários de algum alto político europeu expressando a sua preocupação com uma possível vitória do presidenciável Trump nas eleições. Segundo ele, "os lados negativos da influência dos EUA" são o que unem os políticos da Europa.
Ele apresenta cinco razões pelas quais os políticos europeus "torcem secretamente por Trump".
Em primeiro lugar, os europeus expressam descontentamento com a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, sigla em Inglês) entre os EUA e a UE que está no limbo há já alguns meses. Os adversários a este acordo utilizam tal ferramenta para aumentar a influência de empresas americanas na Europa. Ao mesmo tempo Trump opina que tais acordos prejudicariam trabalhadores americanos. Em segundo lugar, enquanto Trump se opõe à OTAN, muitos políticos europeus são a favor de um exército da UE. O bilionário sempre se mostrou descontente com o facto de que a Europa é dependente dos EUA quando diz respeito questões de defesa. A terceira razão estaria ligada ao vasto programa de vigilância que os EUA usam em relação a todos. Por exemplo, as revelações de Edward Snowden mostraram que ninguém é capaz de escapar da Agência de Segurança Nacional dos EUA, até mesmo a chanceler alemã, Angela Merkel, foi vítima.
Segundo Karnitschnig, actualmente a UE e os EUA estão cooperando na área de inteligência, mas a vitória de Trump poderá acabar com essa prática.
Como mais uma razão, o autor do artigo indica o seguinte: se Trump chegar a ser presidente, isto poderá ser uma oportunidade conveniente para limitar a influência dos bancos americanos sobre a UE. Karnitschnig conclui que a maior parte dos europeus nunca concordou com as alegações de Washington sobre supremacia excepcional dos EUA e a vitória de Trump nas eleições será uma prova de que os EUA não estão do piores do que a Europa em termos de problemas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/20160922/6381438/trump-ue-politicos.html

* * *

É pelo menos mais uma utilidade que Trump pode ter para a Europa e o Ocidente em geral - o travão à PTCI.