quarta-feira, setembro 21, 2016

PORTUGAL INSTALA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EM TERRITÓRIO DAS SELVAGENS E INCOMODA MADRID


Espanha não está contente com a aposta de Portugal nas Ilhas Selvagens, onde está a ser montada uma estação meteorológica e que já recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por colidir com os próprios interesses de Madrid. 
Para Espanha, as novas instalações meteorológicas "são uma fronteira virtual camuflada". A polémica voltou a ser levantada pelo jornal espanhol ‘ABC’, que acusa Portugal de lá montar instalações para reforçar a questão do alargamento da plataforma continental. É que as Selvagens, a 150 quilómetros das Canárias, permitem estender a Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional - que inclui os direitos sobre os recursos naturais, até às 350 milhas naquela região, segundo a reivindicação portuguesa. Madrid teme que isso "possa colidir com os interesses pesqueiros das Canárias" e com a própria pretensão de esticar a ZEE espanhola 150 milhas além das Canárias. 
O jornal espanhol escreve mesmo que "Portugal monta uma base numa ilha rodeada por águas espanholas".
*
Fonte: http://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/selvagens-dao-mais-polemica

* * *

Boa atitude de firmeza do Estado Português, a malta mandante está de parabéns, pelo menos desta vez.

2 Comments:

Blogger Pedro said...

Pois.

Numa Europa dos nacionalismos está-se mesmo a ver no que isto ia dar.

As selvagens iam ser a nova Olivença...

22 de setembro de 2016 às 14:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, pois... o mal da Europa e do mundo é a pequenita Olivença, onde não há guerra nenhuma, o que é realmente bom é haver toneladas de etnias a viver debaixo do mesmo Estado, como na ex-Jugoslávia, que terminou em tons de vermelho escuro...

22 de setembro de 2016 às 17:59:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home