quarta-feira, agosto 24, 2016

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE LEVANTAMENTO DA IMUNIDADE DIPLOMÁTICA DOS IRAQUIANOS QUE AGREDIRAM PORTUGUÊS

De acordo com uma nota da Procuradoria-Geral da República, "considera‐se essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois suspeitos que detêm imunidade diplomática".
"Em causa estão factos susceptíveis de integrarem o crime de homicídio na forma tentada", sendo que a investigação está a seguir as diligências consideradas adequadas para provar os actos. 
Esta decisão levou a que o Ministério Público solicitasse ao Ministério dos Negócios Estrangeiros "a ponderação de intervenção no âmbito diplomático (...) no sentido de saber se o estado Iraquiano pretende renunciar expressamente à imunidade diplomática de que beneficiam os dois suspeitos, filhos do embaixador do Iraque em Lisboa".
Recorde-se que o adolescente Rúben Cavaco foi brutalmente agredido, na semana passada, por dois gémeos iraquianos - filhos do embaixador do Iraque - e ficou em estado crítico depois de ser transferido para o Hospital de Santa Maria. Neste momento já saiu do coma induzido.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/pais/642946/mp-pede-levantamento-da-imunidade-diplomatica-dos-gemeos-iraquianos   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Finalmente uma medida com alguma verticalidade... é sempre bom estes casos caírem na boca do povo: a malta que manda fica logo mais atenta e cuidadosa, vai daí porta-se melhor e se for preciso até faz a vontade aos «xenófobos». É assim que a Democracia funciona.