sexta-feira, maio 27, 2016

NA SUÍÇA - ALUNOS MUÇULMANOS SERÃO MULTADOS SE NÃO CUMPRIMENTAREM DOCENTES

Decisão das autoridades de educação contraria escola. Alunos não queriam tocar nos docentes do sexo oposto.
A religião não é desculpa para recusar cumprimentar um professor, decidiram as autoridades regionais suíças, indo contra a posição de uma escola que decidira abrir a excepção para dois alunos muçulmanos, dispensando-os de apertar a mão à professora porque a sua crença os proíbe de tocar no sexo oposto.
O departamento de educação do cantão de Basileia decidiu ainda instituir multas até 5000 francos suíços (cerca de 4500 euros) para os pais ou encarregados de educação dos estudantes que recusem apertar a mão a um professor: "um docente tem o direito de exigir um aperto de mão", informaram em comunicado, citado pela agência France Presse.
A decisão vem no seguimento da controvérsia gerada após uma escola naquele cantão, no município de Therwil, ter decidido dispensar dois irmãos muçulmanos, de 14 e 15 anos, de cumprimentar a professora, depois de ambos se terem queixado de que ao fazê-lo estavam a ir contra as suas crenças religiosas: argumentavam que o Islão não permite contacto físico com uma pessoa do sexo oposto, com excepção dos membros do círculo familiar mais próximo.
Para evitar discriminar as professoras do sexo feminino, a escola decidiu então que os alunos estavam dispensados de cumprimentar os docentes de ambos os sexos. Esta posição, tomada de forma independente e sem consultar as autoridades regionais de educação, foi altamente contestada em todo o país, onde a tradição de cumprimentar os professores com um aperto de mão é antiga e considerada sinal de respeito. "O interesse público no que diz respeito à igualdade de género, assim como a integração dos estrangeiros, é mais importante do que a liberdade de crença dos estudantes", refere o comunicado das autoridades, que acrescenta que se os dois estudantes que estiveram na origem da controvérsia continuarem a recusar cumprimentar a professora ficarão sujeitos às coimas agora definidas.
Estima-se que na Suíça, com uma população de oito milhões de pessoas, cerca de 350 mil dos habitantes sejam muçulmanos. Antes da polémica relacionada com o aperto de mão aos professores, outras famílias de religião islâmica já tinham exigido que as filhas fossem dispensadas das aulas de natação, mas acabaram por ser multadas.
*
Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/alunos-muculmanos-serao-multados-se-nao-cumprimentarem-professores-5192494.html

* * *

Note-se como um organismo típico da elite político-cultural reinante - uma escola... - aceita uma islamice mas um governo local, que nem é da dita Extrema-Direita mas eventualmente está forçado a temê-la, põe ordem na cena.