sábado, janeiro 09, 2016

BÉLGICA PODE SER O PARADEIRO DOS CÉREBROS DO ATENTADO TERRORISTA MUÇULMANO DE PARIS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/01/06/terrorismo-cerebros-dos-atentados-de-paris-estariam-na-belgica/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
A imprensa belga divulgou as fotos de dois homens que podem ter comandado os ataques de Paris a partir de Bruxelas.
Os suspeitos, cujas identidades e paradeiro se desconhecem, tinham falsos documentos belgas em nome de “Samir Bouzid” e “Soufiane Kayal”.
São, aparentemente, mais velhos do que os autores materiais dos ataques, pelo que se vê nas imagens de câmara de vigilância de uma agência da Western Union, onde, a 17 de Novembro, tinham feito uma transferência de dinheiro para Hasna Ait Boulahcen, a prima de Abdelhamid Abaaoud – ambos mortos no assalto a Saint Denis, cinco dias depois.
A 13 de novembro, os dois homens trocaram inúmeros SMS com os autores dos atentados, em Paris, e foram mesmo os receptores da mensagem “Vamos começar”, enviada antes do ataque ao Bataclan.
A 9 de Setembro, em companhia de Salah Abdesla – igualmente procurado por alegada implicação nos atentados – tinham sido controlados pela polícia a bordo de um automóvel de marca Mercedes, na fronteira entre a Áustria e a Hungria, vindos de Budapeste.
No passado dia 4 de Dezembro, a polícia belga lançou um mandado de captura contra os dois homens – que continuam a monte.