sexta-feira, janeiro 08, 2016

MAIS UM MOURO NUM ACTO TERRORISTA EM FRANÇA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/01/07/um-homem-tentou-introduzir-se-num-posto-de-policia-de-paris-com-uma-arma-branca/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Paris voltou a estar sob alerta máximo, um ano depois dos atentados contra o jornal Charlie Hebdo.
O homem que foi morto pela polícia de Paris, quando tentou atacar uma esquadra do 18.° bairro, tinha consigo “um telemóvel e um papel no qual figuram a bandeira do auto-proclamado Estado Islâmico e uma reivindicação inequívoca em língua árabe”.
A informação foi avançada pela Procuradoria da República.
O homem, armado com um cutelo e um falso cinto de explosivos, tentou penetrar na esquadra e terá sido avisado por várias vezes antes de ser abatido, tendo ainda ferido ligeiramente um polícia.
Segundo fontes da polícia francesa, o atacante transportaria uma bolsa de cintura coberta de fita-cola de onde sairiam vários fios eléctricos.
As autoridades estimam que o atacante, que não foi ainda identificado perpetrou um acto isolado e descartaram a possibilidade de um cúmplice se encontrar em fuga.
O ministério do Interior dá conta de que o atacante terá gritado “Alá é grande”, antes de tentar atacar um polícia à entrada da esquadra.
A tentativa de ataque ocorre exactamente um ano após o ataque que provocou mais de uma dezena de mortos na redacção do jornal satírico Charlie Hebdo.
O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, já informou da abertura de um inquérito.

* * *

E é assim, mais um dia de vivência europeia com presença maciça de alógenos seguidores do Islão... a qualquer momento pode brotar dali uma «novidade» destas, ou doutras, para ajudar a aquecer, com calor humano, o frio, ordeiro e doutro modo previsível quotidiano europeu...