sexta-feira, agosto 07, 2015

PRESENÇA ISLÂMICA NAS BALCÃS É FOCO DE RECRUTAMENTO TERRORISTA EM SOLO EUROPEU

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150807/1794893.html
*
O Estado Islâmico aproxima-se cada vez mais da Europa. Em vez de criar uma ampla coligação com a participação dos exércitos sírio e iraquiano, curdos e países da região, a coligação internacional liderada pelos EUA está politizando as operações anti-terroristas internas em alguns países. Desta vez na Macedónia.
A polícia macedónia realizou na quinta-feira uma operação antiterrorista baptizada de "Gaiola". Como resultado, o tribunal penal de Skopje prendeu nove cidadãos da Macedónia, suspeitos de participar da guerra na Síria e no Iraque nas fileiras do Estado Islâmico e também de recrutar os habitantes do seu país.
Ao mesmo tempo, o tribunal lançou uma ordem sobre a detenção de mais de 27 suspeitos. Vinte deles ainda estão na Síria, e a localização de 7 outros é desconhecida. 
Entre os detidos está o imã das duas mesquitas da capital, Redzep Memishi. De acordo com as informações preliminares, é o líder da organização responsável pelos recrutamentos. Um dos detidos, o macedónio Stefan S (as fontes não divulgaram o seu nome completo), esteve várias vezes na Síria, combatendo, desde o momento em que tinha se convertido ao Islão.
Durante a operação policial foram revistadas 28 instalações em Skopje, Gostivar e outras cidades. Uma mesquita, um cibercafé e vários escritórios de organizações não governamentais ficaram sob suspeita da polícia.
A Comunidade Islâmica da Macedónia condenou "qualquer forma de terrorismo" e salientou que terrorismo em nome da religião é uma "peste negra".
O chefe da Comunidade Islâmica da Macedónia, Sulejman Redzepi, disse à Sputnik que nenhum dos nomes dos detidos lhe diz nada. Também fez notar que a Comunidade Islâmica da Macedónia sempre teve uma atitude negativa a respeito do Estado Islâmico. Segundo ele, a operação policial não causará indignação dos muçulmanos da Macedónia, como operações semelhantes já foram realizadas em países vizinhos.
De acordo com o Ministério do Interior macedónio, cerca de 130 cidadãos deste país estão lutando ou lutaram do lado do EI na Síria. De acordo com oficiais, na Macedónia não há campos de treinamento de combatentes do EI e os recrutamentos ocorrem por meio de redes sociais.
Os muçulmanos constituem 33% da população desta antiga república jugoslava.

* * *

Entre os detidos está então um imã, isto é, uma autoridade religiosa muçulmana. Casos destes sucedem-se: especialistas do credo de Mafoma que se envolvem em actividades terroristas. Era preciso que lhes explicassem que a sua religião é a «religião da paz», e que «Islão» quer dizer «paz» e  que o Al-Andalus foi um paraíso pacifista e tal e coisa... como será que tantos conhecedores a fundo de tão pacífico credo exibem tanta tendência para a violência em nome da sua religião?... 
Andarão todos enganados?
Ou será que, como dizem os mais «paranóicos» islamófobos, a doutrina do crescente verde, sendo intrinsecamente universalista e totalitária, tem, inexoravelmente, uma natural vocação para conduzir à atitude violentamente expansionista contra quem não é da sua cor ideológica?... 

Mistério...