terça-feira, agosto 04, 2015

REI SAUDITA TROCA RIVIERA POR MARROCOS COMO POISO DE FÉRIAS

Após oito dias em França, o rei da Arábia Saudita deixou a polémica para trás, encurtou as férias e viajou para Marrocos.
Era suposto Salmane Ben Abdelaziz Al Saoud ter passado três semanas na na Riviera francesa, mas uma petição com mais de 150 mil assinaturas, contra o encerramento da praia na Riviera francesa, estragou-lhe os planos.
O rei partiu e com ele também foi o séquito. “Temos que saber o que queremos. Existe todo este benefício económico para a região. 1000 pessoas vêm para aqui e precisam ser alimentadas. Por isso, acho que apenas por uma semana não valeu a pena tanto alarido”, afirma um veraneante.
Encerrar praias para uso privado não é legal, mas a autarquia de Vallaouris Golfe-Juan autorizou a medida temporariamente, facto que levantou um grande debate.
Mais ainda, a corte terá indicado não querer mulheres polícias a fazer a segurança tendo mesmo havido um incidente com uma agente feminina.
A oposição na autarquia mexeu-se e justifica porque esteve contra. “Não se pode comprar tudo! Nós nunca estivemos contra vindas e idas de quaisquer milionários. Nós lutámos, sim, contra o facto de se poder passar por cima da lei francesa só porque são milionários”, diz Jean-Noël Falcou, da oposição local.
Já com o rei longe da pequena praia, a vida voltou ao normal… Mas poderá ser por pouco tempo, já que a corte anunciou que o rei poderá voltar a França antes de regressar à Arábia Saudita.
*
Fonte: http://pt.euronews.com/2015/08/03/rei-saudita-troca-riviera-francesa-por-marrocos/

* * *

Pode ser que a movimentação popular tenha incomodado o rei saudita, pode ser que não. É bem provável que o árabe tenha resolvido retirar-se até a poeira assentar para depois retornar, quando a coisa já não for notícia... resta ao povo francês não se desleixar, porque, do maior ao mais pequeno, do mais pequeno ao maior, já se sabe que, como bem disse Thomas Jefferson, o preço da liberdade é a eterna vigilância.