terça-feira, junho 09, 2015

BATALHA DE TOLOSA - PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA DA EUROPA CONTRA O ISLÃO DA IBÉRIA

batalha de Tolosa desenrola-se a 9 de Junho de 721, com a vitória do ducado da Aquitânia sobre o Califado omíada. Essa vitória permite romper o cerco de Tolosa e, em consequência, as campanhas omíadas no Oeste europeu ficarão paradas durante mais de uma década.
(Fonte: Wikipedia)

Nesta outra página da Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Toulouse_(721), a descrição do sucedido é mais pormenorizada, até dava um filme jeitoso. O grosso das tropas do contendor europeu, o lado dos Francos e dos Aquitanos, chegou à cidade quando esta estava prestes a render-se e os Mouros de maneira nenhuma esperavam ser atacados, pelo que a sua derrota foi total, isto até mesmo segundo historiadores árabes (segundo a Wikipedia). 
Houve até quem dissesse que este confronto foi o mais decisivo para bater a invasão islâmica da actual França, mais até do que a muito mais famosa batalha de Tours, em 732. 

No ano seguinte ao da Batalha de Tolosa, os Hispânicos setentrionais - Visigodos de mistura com autóctones hispano-romanos, o que inclui Galaicos, Ástures, Cântabros mais ou menos romanizados - bateram igualmente as tropas muçulmanas na lendária Batalha de Covadonga, arranque da Reconquista, no decorrer da qual nasceram os actuais Estados ibéricos.