sexta-feira, junho 27, 2014

MAIS VIOLÊNCIA ARGELINA EM FRANÇA POR CAUSA DO FUTEBOL

Os festejos após a vitória da Argélia degeneraram em confrontos com a polícia em várias cidades francesas na noite de quinta-feira. Dezenas de carros foram incendiados e 74 pessoas foram detidas pelas autoridades.
Pouco depois do empate entre a Argélia e a Rússia (1-1), que garantiu a passagem da selecção magrebina aos oitavos-de-final do Mundial, milhares de pessoas concentraram-se no centro das principais cidades francesas.
Alguns incidentes ocorreram na região parisiense, mas os principais focos de tensão foram em Lyon, Lille, Roubaix (no Norte) e em Marselha, de acordo com uma fonte policial ouvida pela AFP.
Os festejos tiveram um início pacífico, mas estiveram quase sempre rodeados de um grande dispositivo policial. Diz o Le Monde que, por exemplo, em Lyon foram mobilizados cerca de 450 elementos das forças de segurança. Naquela localidade várias lojas foram vandalizadas e dezenas de carros foram incendiados.
No Norte do país, a polícia contabilizou 16 veículos ardidos, sete dos quais na cidade de Roubaix.
Em Marselha, os incidentes ocorreram durante a madrugada, na zona do Vieux Port. Dois agentes da polícia que se deslocavam em motorizadas foram atacados com pedras por alguns adeptos.
O Ministério do Interior condenou os “excessos intoleráveis que mancharam a qualificação da Argélia”. “Foram obra de uma minoria que encontrou no Campeonato do Mundo um pretexto para agredir os bombeiros e as forças de segurança”, afirmou o porta-voz do ministério, Pierre-Henry Brandet.
Apesar destes episódios, o governo quis sublinhar que “a maioria dos festejos se desenrolou sem qualquer incidente e num ambiente excepcional”.
As forças policiais estão em alerta para o próximo jogo da Argélia, na segunda-feira contra a Alemanha.
Fonte: http://www.publico.pt/desporto/noticia/violencia-ensombra-festejos-argelinos-em-franca-1660749#/0

Mais uma noite de terror aguarda o refinado e sobranceiro cidadão francês, que assim vê enriquecida a sua vivência com este contributo derivado da natural impulsividade e expansividade próprias do calor humano das gentes a sul do Mediterrâneo...
A esperança dos franceses sem protecção agora é que a selecção argelina seja derrotada - eventualmente a fúria dos «jovens» dessa origem norte-africana fará ainda mais estragos do que a sua proverbial alegria, mas pelo menos vai ser só mais uma vez...
Só mais uma vez por agora, bem entendido. Depois haverá um europeu, e depois mais um mundial, e as vitórias da FN ainda não chegam para pôr tudo nos eixos, enfim...