quarta-feira, junho 25, 2014

NA RÚSSIA - ROCHA SAGRADA PAGÃ FOI VANDALIZADA POR CRISTÃOS E POSTERIORMENTE LIMPA POR PAGÃOS

Fontes: 
http://www.forum.paganfederation.org/viewtopic.php?t=4899
http://wildhunt.org/2014/05/russian-pagan-community-cleans-up-vandalized-sacred-stones.html
* * *
A três de Maio deste ano, um acto de vandalismo foi levado a cabo por cristãos, que pintaram em pedras sagradas sitas no parque Kolomenskiy em Moscovo as frases «Isto é pecado» e «Irão para o inferno por idolatria.»
As pedras, denominadas Pedra do Ganso e Pedra da Virgem (Devichie), são porventura adoradas há pelo menos cinco milénios no contexto pagão. Terão sido levadas para onde agora estão pela descida dos glaciares, há cerca de doze milénios.

As árvores à volta das pedras estão cobertas de laços de oferenda. Há sempre comida nas imediações, também como oferenda. As pessoas recolhem água de uma fonte próxima, considerando-a santa. Quem visita as rochas fá-lo sobretudo pela fama salutífera que têm. A Pedra do Ganso cura supostamente maleitas específicas dos homens enquanto a outra, a da Virgem, sara a infertilidade das mulheres e qualquer outro tipo de doença feminina.

A Rocha da Virgem

A Pedra do Ganso a ser limpa
Estima-se até que a maioria dos visitantes das pedras seja nominalmente cristã, embora os pagãos tenham por elas especial reverência. 
Há cerca de vinte anos o governo municipal moscovita classificou os penedos como «Objectos Naturais Sob Protecção Especial», o que, à luz da lei russa, lhes dá o mesmo estatuto de protecção que uma reserva natural ou um parque nacional.

Depois do acto de vandalismo, as pedras foram fotografadas pela turba cristã, que colocou as fotos na Internet. É a segunda vez que estas pedras são alvo de vandalismo cristão, e da mesma maneira, por parte do mesmo grupo, que chama a si próprio «A Vontade de Deus» (Bozhya Volya) e que diz que «há demónios nas pedras.» O primeiro caso deu-se em Maio de 2012. Poucos dias depois os pagãos limparam as ditas pedras.
Aparentemente não houve ainda qualquer interferência das autoridades. Parece todavia que a polícia está a investigar o caso, o que constitui talvez reacção atenta e rigorosa que não se verificou há dois anos. A punição legal por actuação indevida contra as rochas sacras é uma multa de cerca de cem euros, mas caso se apresentem provas de vandalismo a pena de prisão pode chegar a três anos de cadeia.
Este ano seis grupos pagãos combinaram encontrar-se no local a dez de Maio para que as rochas fossem novamente limpas. Sabendo disso, o grupo cristão apelou aos seus fiéis que comparecessem no local, no mesmo dia, para impedirem o acto de limpeza, ao mesmo tempo que publicaram uma declaração pública a incitar os cristãos a profanarem também todos os sítios pagãos da Rússia. Alguns grupos pagãos mostraram-se irados, em particular um de orientação nacionalista, o que fez temer a eventualidade de confrontos violentos entre ambos os lados.
A limpeza por parte dos gentios foi entretanto levada a cabo a seis e sete de Maio. O evento de limpeza marcado para dia dez foi entretanto cancelado. As tensões reduziram-se e os cristãos orientaram as suas forças para proibirem a actuação na Rússia de um grupo de Heavy Metal polaco, Behemoth, alegadamente satanista.
O acto cristão atraiu a condenação de pelo menos duas mil e quinhentas pessoas em toda a Rússia, o que não será número demasiado pequeno atendendo ao facto que o sucedido não foi noticiado nos principais média. Uma das consequências do que aconteceu é, segundo a fonte da notícia, uma maior coesão da comunidade pagã russa.