quarta-feira, junho 08, 2011

IMINVASÃO TRAZ MALÁRIA À EUROPA - MESMO AQUI AO LADO, NO PAÍS IRMÃO

En la actualidad, han señalado, un mínimo de 500 casos al año de malaria se vienen diagnosticando en España, si bien esta cifra tiene “un escaso” rigor ya que el sistema de registro de enfermedades de declaración obligatoria (EDO) en el sistema sanitario no recoge la totalidad de las incidencias al emplearse una metodología registral pasiva para los facultativos.(...)
Los facultativos Pérez y Gascón han puesto de manifiesto “el buen” nivel asistencial de la red pública provincial española de atención al viajero, “muy superior a las existentes en el resto de Europa”, la cual facilita de manera gratuita toda la información necesaria para prevenir la afección de este tipo de patologías importadas.
Por ello, han incidido en que los viajeros, especialmente con destino a los países del África subsahariana, aumenten las medidas preventivas para evitar esta enfermedad tropical.
(...)
(Clicar aqui
para ler o artigo na íntegra.)

E por cá, como será? Logo por azar, boa parte da iminvasão em Portugal tem origem precisamente na acima citada África subsariana... portanto, se em Espanha a malária é elevada, o que não será em Portugal...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, outra dúvida antiga. Tu que entendes mais de religião hinduísta, sabes dizer se há diferença entre o hinduísmo praticado pelos indoarianos e o hinduísmo praticado pelo dravídicos? Ou ambas a raças praticam os mesmos cultos?

8 de junho de 2011 às 17:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É uma boa pergunta e dá pano para mangas... aquilo a que chamamos «Hinduísmo» corresponde a uma variedade enorme de cultos. O termo «Hinduísmo» é relativamente moderno e foi cunhado e aplicado por ocidentais, por conveniência de estudo e classificação. Mas pode dizer-se que, no essencial, pelo menos as principais Divindades do Hinduísmo - a tríade Brama-Vixnu-Xiva - são de origem ariana, embora os Deuses dos Arianos originais estejam por lá um pouco esquecidos: Indra, Agni, Varuna, Surya, que são ainda cultuados, pelo menos Agni e Surya, mas relativamente pouco.

8 de junho de 2011 às 17:55:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home