domingo, fevereiro 20, 2011

SARKOZY QUER UM ISLÃO «FRANCÊS»

Será um tiro do pé de Nicolas Sarkozy? O Presidente francês quer um "islão francês".

E para debater o islão, que é a segunda maior religião em França, e a sua compatibilidade com as regras da República laica, o partido do Presidente, a UMP, vai promover, no início de Abril, uma grande convenção.
Os líderes religiosos dizem-se assustados com as possibilidades de estigmatização do islão depois de ouvirem Jean-François Copé, secretário-geral da UMP, anunciar esta convenção, a seguir a um pequeno-almoço de trabalho dos deputados com o Presidente.
Mohammed Moussaoui, presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano, reagiu com prudência, adianta o Libération: disse ser "louvável" ver que se presta atenção ao exercício dos cultos, mas disse temer que o debate "derrape" e ponha em causa o islão, como aconteceu com o debate sobre a identidade nacional.
Mas Marine Le Pen, a nova líder do partido xenófobo Frente Nacional (FN), esfrega as mãos de contente. Foi ela que, em Dezembro, fez barulho com a questão de a laicidade de França estar a ser ferida pelos muçulmanos que rezam nas ruas - que comparou à ocupação nazi, na II Guerra.
Marine Le Pen foi então criticada de forma unânime, mas a sua popularidade é maior do que alguma vez foi a do seu pai, Jean-Marie Le Pen, que substituiu na liderança da FN. Por isso, no dia em que uma sondagem Ifoppublicada pelo jornal France Soir a dava como senhora de 19 a 20 por cento das intenções de voto, se se candidatasse às presidenciais de 2012, teve o desplante de enviar um agradecimento a Sarkozy e à UMP por estarem a colar-se às suas palavras.
"Mais um esforço, senhor Copé! Mais um debatezinho, um bocado de blá-blá sobre o islão, a laicidade, e penso que efectivamente poderemos acabar com 25 [por cento] nas presidenciais", atirou ela aos microfones da rádio France Info, dirigindo-se ao secretário-geral da UMP.
O Presidente da República "está a brincar com o fogo", comentou o socialista Manuel Valls. "As propostas da UMP e do chefe de Estado estão a alimentar a FN." O ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin, rival jurado de Sarkozy, alerta para o mesmo. "Tivemos o debate sobre a identidade nacional, sobre a burqa, a questão dos ciganos, e no fim de tudo isto temos a FN com 20 por cento."
A ideia serviria a Sarkozy para se aproximar da direita mais radical. Mas a estratégia pode ser um tiro que sai pela culatra, como terá avisado o ministro da Defesa, Alain Juppé, no pequeno-almoço de terça-feira com os deputados da UMP, a crer na citação feita pelo Libération: "Se nos lançarmos neste tema, atenção à aterragem."

Pois é - mas que há-de o presidente fazer, depois de já estar tudo à mostra e de o povo se revelar cada vez mais favorável às posições da extrema-direita? Uma chatice, a realidade não se poder ocultar toda a vida, obriga-se a que um bom multiculturalista «de Direita
» como Sarkozy tenha de engolir os sapos que for preciso a ver se estanca a sangria desatada que a FN está a provocar...
E, entretanto, continua a fazer a apologia da misturada, como já fazia antes
, uma vez que a sua ideia agora é a criação de um «Islão francês». Critica o modelo anglo-saxónico de integração - que permite a separação das culturas - como se o modelo francês não fosse, há toneladas de anos, o da mistura a todo o custo. Sim, este modelo da misturada dê lá por onde der, não é novo. Estar por isso a dizer «agora é que vai ser uma harmonização a sério» não passa de mais um arremesso de areia aos olhos da população.
Não há por isso nenhuma autêntica defesa da identidade nacional a não ser a que os Nacionalistas da extrema-direita propõem.

13 Comments:

Blogger Titan said...

Isto do islão "francês" não passa duma manobra para fazer o povo acreditar que o islão pode ser domesticável, o que é completamente errado.

20 de fevereiro de 2011 às 20:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Um tiro do pé?É um tiro para estourar os miolos.

20 de fevereiro de 2011 às 21:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cenas do quotidiano tuga:

Um carro incendiado e posterior intervenção da polícia foi o resultado dos desacatos que ontem exaltaram os ânimos no Bairro da Boa Hora, no Seixal. Os moradores acusam a PSP de ter batido violentamente num jovem, "sem razão aparente". Os agentes garantem que foram insultados e agredidos inicialmente, avança a SIC

http://aeiou.expresso.pt/seixal-animos-exaltados-apos-agressao-a-morador=f633270

20 de fevereiro de 2011 às 22:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Jovens»:

Os pais do jovem, de origem guineense, terão apresentado uma queixa formal contra a PSP. Depois da detenção, os ânimos continuaram acesos, diz a PSP, e a noite acabou com cocktails molotov atirados contra baldes do lixo e um carro incendiado que, por acaso, até era procurado por ser uma viatura roubada.

http://www.publico.pt/Local/autocarro-incendiado-na-arrentela-na-sequencia-de-confrontos-com-a-psp_1481259

21 de fevereiro de 2011 às 10:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

500 pessoas em Varsóvia por um Kosovo Sérvio.

Eu estive lá e posso confirmar o número.

http://www.youtube.com/watch?v=txMxlK-dHOw

21 de fevereiro de 2011 às 11:03:00 WET  
Blogger legião 1143 said...

não vais falar sobre isto?
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/revolta-apos-jogo-de-futebol

e agora isto é a continuação
http://www.destak.pt/artigo/88054-incendio-de-um-autocarro-no-bairro-da-boa-hora-inverstigado

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Autocarro+incendiado+na+Arrentela+Seixal.htm?wbc_purpose=basi15400

21 de fevereiro de 2011 às 11:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o cúmulo do pseudo-nacionalismo..

ja que não podem mais impor a cultura do falso oeste ja querem um islão por fora com essencia cernificada..jajajaj

21 de fevereiro de 2011 às 12:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

quando sao as eleiçoes em frança?

21 de fevereiro de 2011 às 12:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Isto do islão "francês" não passa duma manobra para fazer o povo acreditar que o islão pode ser domesticável, o que é completamente errado.

mera taqyia dos 2.0s..

21 de fevereiro de 2011 às 14:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não era o Caturo que dizia que o judeu Sarkozy queria misturada, mas não queria Islão??

tem aí a resposta...

21 de fevereiro de 2011 às 16:09:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Ah ah ah! Um "Islão Francês", que palermice!

Um "Islão Francês" é tão absurdo como uma "baleia montanhesa”, "um sortido de carnes vegetariano ” ou um "deserto do Saara Norueguês".

Há coisas que pura e simplesmente são mutuamente exclusivas! Não se pode ser francês e ser-se islâmico porque a cultura islâmica é a negação da cultura francesa!

Só mesmo as elites ocidentais para pretenderem misturar alhos com bugalhos como se fossem todos a mesmo coisa! Um “Islão Francês”, diz o Sarcôco! Ah ah ah ah… Ai, ai, só rindo mesmo!

21 de fevereiro de 2011 às 18:29:00 WET  
Blogger Titan said...

Bem apanhado, camarada Anti-ex-ariano.

21 de fevereiro de 2011 às 23:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

exacto, as raízes do islão estão na asia medieval e não na frança..logo não pode existir um islão frances, pois a base dele não é francesa..

22 de fevereiro de 2011 às 14:38:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home