segunda-feira, dezembro 19, 2005

CRIMINALIDADE VIOLENTA ATINGE NÍVEIS DE CRESCIMENTO INÉDITOS EM PORTUGAL

Crime violento sobe em flecha em Portugal
Balanço:
- Número de assaltos a bancos subiu 92% relativamente ao ano passado
- Roubos com armas cresceram cerca de um terço, e criminalidade violenta aumentou fortemente.

Salta aos olhos e é um facto confirmado pelos números. A criminalidade violenta está a aumentar fortemente em Portugal. Quem o garante ao JN é Leonel de Carvalho, secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança Interna, na posse de dados comparativos relativamente a 2004.
Assiste-se ao regresso sistemático de crimes já guardados na memória de há dez e 20 anos, mas com uma diferença as polícias são cada vez mais alvo de agressões e disparos, por vezes mortais. "Em média estamos a assistir a três ou quatro agressões diárias a agentes de autoridade", sustenta.
Os riscos aumentaram, até porque o "recurso às armas de fogo é cada vez maior e sem preocupação nos danos que são causados". Em termos gerais, os números de crimes têm vindo a descer - "embora não significativamente" -, "mas verifica-se a aplicação de uma maior violência, em particular no segundo semestre deste ano".
Consequentemente, "existe, no seio das polícias, o receio de que a criminalidade atinja níveis nunca antes vividos e próximos dos piores índices europeus a nível de violência", explica Leonel de Carvalho. Exemplo dado por este responsável é o dos assaltos a bancos. "Comparativamente ao período homólogo de 2004 aumentaram 92 por cento", afirma.

Banditismo cresce 30%
Os dados na posse da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB) da Polícia Judiciária (PJ) apontam no mesmo sentido. Mas com a diferença de se referirem não só a assaltos a bancos mas também a carrinhas de valores, estações de serviço, correios e a generalidade dos assaltos à mão armada.
"Neste segmento a subida está muito próxima dos 30 por cento", sublinha ao JN Teófilo Santiago, director-nacional adjunto da PJ. Além de reconhecer o maior volume de casos com que tem de lidar diariamente, o responsável máximo da DCCB assume ainda o sentimento de "maior violência nos crimes". Tudo bastante por força do uso de armas cada vez mais sofisticadas. Apetrechos que, em vários casos, colocam a ridículo a forma como se apetrecham as polícias, além de acentuarem um quadro de extrema insegurança, pelo fomento de um mercado aparentemente bem organizado de tráfico de armas. "Mas a situação não está fora de controlo. Estamos atentos", avisa Teófilo Santiago.
"Não aumentaram tanto os crimes contra as pessoas. Mas cresceu o número de crimes contra o património, com uso de armas de fogo e violência, que se reflecte nas pessoas", assinala, por sua vez, Rui Pereira, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organiza e Terrorismo, atento ao aumento "paulatino, desde há dez anos", fruto de "tendências urbanas", de criminalidade que apoia a sua violência pela força das armas de fogo.
O aumento da criminalidade violenta ainda beneficia do vazio legal existente quanto ao crime de tráfico de armas. A quantidade de dinheiro disponível torna-se, assim, na única condicionante à quantidade e qualidade do armamento que é possível adquirir nomercado negro, como explicou ao JN um dos membros do antigo gangue do "Vale do Sousa", grupo que, há quatro anos, matou a tiros de metralhadora o inspector da PJ, João Melo. Dinheiro que sobra aos assaltantes na medida em que tem faltado às polícias.



Saliente-se: Rui Pereira, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organiza e Terrorismo, atento ao aumento "paulatino, desde há dez anos", fruto de "tendências urbanas", de criminalidade que apoia a sua violência pela força das armas de fogo.

«Coincidentemente», foi mais ou menos há dez anos que a imigração começou a crescer em flecha...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Coincidências do catano.

NC

19 de dezembro de 2005 às 18:03:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home