sábado, dezembro 17, 2005

IO SATURNÁLIA!

Há mais de dois mil e duzentos anos, começava hoje a celebração em honra de Saturno, por isso chamada Saturnália... daí deriva, em boa ou maior parte, o Natal tal como ele é praticado e visto no Ocidente. Saturno, Deus das Sementeiras e Senhor da mítica Idade de Ouro, quando todos os homens eram felizes, recebia pois as devidas honrarias a 17 de Dezembro, com rituais no Seu templo, aos quais se seguiam festins, abertos a todos, ricos e pobres, festins esses caracterizados pela licenciosidade, pela libertinagem e pela liberdade e igualdade totais, entre todos os níveis da sociedade. Como não é difícil de perceber, o carácter de tal evento tinha um marcado pendor carnavalesco.

Io Saturnália!, era o grito dos antigos foliões durante o convívio...

E, para quem quiser ler, está aqui o artigo que publiquei precisamente há um ano sobre esta quadra festiva, mais ou menos a meio da página, a terminar o dia 17.

Viva esta quadra festiva com o seu espírito original: uma saudação à solidariedade entre o povo, à fertilidade e à abastança.
Consuma-se à grande, goze-se os prazeres da vida, que é mesmo para isso que serve o Natal.

2 Comments:

Blogger Rodrigo N.P. said...

Olha não consigo encontrar o texto sobre o solstício. Quando menos esperar descubro o desgraçado mas por ora está perdido...Desculpa lá, de qualquer forma podes passar pela Terra e Povo e ver alguns dos solstícios por eles organizados.

19 de dezembro de 2005 às 02:20:00 WET  
Blogger vs said...

"... licenciosidade, pela libertinagem e pela liberdade e igualdade totais,..."

Não está mal visto não senhor...

:)

19 de dezembro de 2005 às 03:51:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home