sexta-feira, outubro 21, 2005

FUNDAMENTALISTAS CRISTÃOS TENTAM, SEM ÊXITO, IMPEDIR UMA CERIMÓNIA RELIGIOSA EUROPEIA


Morrigan, Deusa irlandesa da Guerra, da Morte e do Outro Mundo

Nos E.U.A., um festival pagão (embora numa vertente «new age», paciência...) foi adiado porque uma sala reservada para o evento foi fechada pelos seus possuidores, devido à pressão que sofreram por parte de organizações católicas, que declararam abertamente não gostar do uso de termos como «pagão» e «bruxa».

Seguidamente, os realizadores do evento acabaram por encontrar outro local, eventualmente melhor, para levarem a bom porto o seu intento religioso.

O festival em causa, é o do Samhain, realizado da noite de 31 de Outubro para o dia primeiro de Novembro - a mais importante celebração religiosa céltica, o começo do seu ano, a reunião do povo e o contacto com os seus antepassados mortos, e com os Deuses.
Aqui neste sitepode ver-se que, segundo o professor Vasco Adriano Rodrigues, na sua obra «Os Lusitanos - Mito e Realidade», esta celebração do primeiro de Novembro era, até há pouco tempo, a festa mais importante dos pastores da Serra da Estrela, mais relevante até do que o Natal. Era a reunião dos pastores, o sacrifício das cabeças de gado, etc.. E ainda hoje há práticas populares alusivas à época.