quarta-feira, agosto 21, 2024

ALEMANHA - 2 MUÇULMANOS PREPARAVAM ATENTADO NA SUÉCIA PARA VINGAR A QUEIMA DE ALCORÕES

Dois homens acusados ​​de planear um ataque na Suécia para uma afiliada do grupo Estado Islâmico em resposta à queima de cópias do Alcorão foram acusados ​​na Alemanha, onde foram presos no início deste ano, disseram promotores na Mércores.
Os dois cidadãos afegãos, identificados apenas como Ibrahim MG e Ramin N., de acordo com as regras de privacidade alemãs, foram acusados ​​de conspirar para cometer um crime e violar leis de exportação. Ibrahim MG foi acusado de filiação a uma organização terrorista e Ramin N. de a apoiar.
Os homens foram presos a 19 de Março perto de Gera, no leste da Alemanha. Promotores federais disseram que entraram com a acusação a 12 de Agosto no tribunal estadual em Jena, que decidirá se e quando o caso irá a julgamento.
Ibrahim MG é acusado de se juntar a um afiliado do EI que realizou ataques no Afeganistão e noutros lugares, conhecido como ISIL-K, IS-K ou ISPK, em Agosto de 2023. Os promotores disseram que, antes disso, os dois suspeitos colectaram cerca de 2000 euros (US$2220) na Alemanha em doações para o EI.
Ibrahim MG supostamente foi encarregado pelo afiliado do IS no Verão do ano passado de realizar um ataque na Europa como uma reacção às queimadas do Alcorão na Suécia e noutros lugares. Os dois suspeitos planearam matar polícias e outras pessoas perto do Parlamento Sueco em Estocolmo usando armas de fogo e fizeram “preparações concretas” em consulta próxima com membros do grupo, disseram os promotores em declaração.
Os dois homens realizaram pesquisas online sobre o local e tentaram repetidamente, mas sem sucesso, obter armas, disseram os promotores.
*
Fontes:
https://www.ctvnews.ca/mobile/world/german-prosecutors-charge-2-men-accused-of-planning-an-attack-in-sweden-over-quran-burnings-1.7008674
https://www.jihadwatch.org/2024/08/germany-two-muslim-migrants-arrested-plotting-jihad-massacre-in-sweden-over-quran-burnings