quarta-feira, maio 25, 2022

CONSCIÊNCIA DAS RAÍZES - CONSCIÊNCIA DA IDENTIDADE

"Todas as grandes civilizações descansam sobre uma antiga tradição que atravessa o tempo e transporta com ela as chaves do reino. Todas têm por origem o livro ou a palavra de um sábio, de um profeta ou de um poeta fundador. A tradição chinesa com Confúcio, a tradição himalaia com Buda, a semita com Moisés e Maomé, a tradição hindu com os Vedas, a tradição europeia com Homero. A tradição não ensina a construir um computador. Revela os princípios de perpétuas regenerações. Saber que se é filho de Ulisses e Penélope e não de Maomé, Abraão ou Buda, não é indiferente."
Esta consciência favoreceu a espectacular modernização da China pelo regresso a Confúcio. Para os Europeus, é um mistério perturbante. Impregnados por uma visão teleológica da história, pela cultura do progresso, pelo desprezo pelo passado e pela sua ausência de memória longa, encontram-se desamparados perante o descomunal movimento mundial de retorno identitário que vêem facilmente como uma regressão. Na sua cegueira, procuram soluções técnicas (políticas, económicas, organizacionais) para uma crise de civilização que é espiritual. (...) Desnorteados pela falta de memória identitária e pela sua terrível derrota histórica do século de 1914, não têm agora outra opção que não seja a de recorrer à fonte de energia espiritual donde surgiu o impulso inicial da sua civilização há vários milénios. Impregnar-se da exegese de Homero, para os Europeus, de Confúcio para os Chineses, de Maomé para os muçulmanos, é viver na companhia de modelos que alimentaram a parte mais autêntica das respectivas civilizações. Não é voltar para trás, é reactualizar os princípios vivos de um específico ideal de vida.
Os homens só existem pelo que os distingue: clã, linhagem, história, cultura, tradição. Não há uma resposta universal às questões da existência e do comportamento. Cada Povo dá as suas respostas, sem as quais os indivíduos, homens ou mulheres, privados de identidade e de modelos, são precipitados numa perturbação sem fundo. Como as plantas, os homens não podem prescindir de raízes. Mas as suas raízes não são apenas as da hereditariedade, às quais se pode ser infiel; são também as do espírito, isto é, da tradição que cabe a cada qual reencontrar."

Dominique Venner

6 Comments:

Blogger betoquintas said...

Dizer ser filho ou descendente de algum progenitor lendário é mais um produto do romantismo ideológico forjado na Era Moderna. Nós todos somos descendentes de diversas etnias, de diversas origens. Como tu mesmo admite que não há pureza.

25 de maio de 2022 às 12:21:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Ah, compreendi! Citou esse senhor unicamente por ser da extrema-direita. Tu precisa melhorar suas fontes e aprimorar teus estudos.

25 de maio de 2022 às 12:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Tu então precisas de aprender a ler sem palas nos olhos, porque, até agora, só regurgitas o que te é dito pelos teus tutores...

26 de maio de 2022 às 02:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

betola comuna vem encher um "nazi" de outro país vai arrumar emprego vadio

26 de maio de 2022 às 06:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

pelo visto ele se matou nao pelo identitarismo mas por ser anti direitos civis de minorias sexuais internas e de genero ao menos diz o google red

26 de maio de 2022 às 06:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«produto do romantismo ideológico forjado na Era Moderna»

Mas qual romantismo ideológico forjado na Era Moderna», não digas asneiras. A ideia de que um Povo tem um fundador mítico era geral e comum em todo o mundo antigo, incluindo na Grécia - os Gregos descenderiam de Heleno... os Germanos considerar-se-iam descendentes de Tuisto (segundo Tácito) e, em Roma, Eneias foi dado como o ancestral mítico da Romanidade, e de tal modo o foi que, muito mais de mil e quinhentos anos depois e já na época cristã, o nosso Gil Vicente põe, na obra «Auto da Lusitânia», um português a dizer que não pode unir-se a uma judia porque ele não é da estirpe de Abraão mas sim da estirpe de Eneias...

27 de maio de 2022 às 22:55:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home