terça-feira, maio 24, 2022

NORUEGA - SÍRIO ESFAQUEIA VÁRIAS PESSOAS

Um sírio armado de faca foi preso na Noruega depois de pelo menos três pessoas serem esfaqueadas com um objecto pontiagudo - incluindo a sua própria esposa, deixando um gravemente ferido, disse a polícia.
O ataque, que ocorreu na manhã de Vernes na vila de Nore, 100 quilómetros a oeste de Oslo, já tinha sido rotulado como "aleatório".
Mas a polícia confirmou mais tarde que envolvia um 'relacionamento familiar', com uma das vítimas sendo a esposa do agressor.
"Esta é uma família da Síria, e o agressor e um dos feridos são casados", disse o inspector de polícia Odd Skei Kostveit em comunicado.
A polícia disse que o suspeito recebeu ordem de restrição em Dezembro após uma investigação de violência doméstica. 
O suspeito, que também ficou ferido, foi detido por suspeita de 'lesão corporal grave', disse a polícia.
Duas pessoas foram levadas para um hospital próximo de helicóptero, disse a polícia.
Nore, vila no vale de Numedal, está localizada a 100 quilómetros (62 milhas) a oeste de Oslo, capital da Noruega. 
Não ficou imediatamente claro onde na aldeia o ataque ocorreu. Os média noruegueses disseram que um motorista de autocarro e estudantes de uma escola local dominaram o suspeito.
A escola confirmou o incidente no seu site e disse que a sua equipa de gestão de crises estava a ajudar a polícia e a acompanhar os alunos e funcionários da escola.
O porta-voz da polícia Tor Richard Jansen confirmou que os civis dominaram o suposto agressor e 'entregaram-no aos bombeiros' que chegaram antes da polícia.
William Scott, que estava na área a entregar mercadorias, disse ao jornal VG que viu uma mulher ferida deitada no chão. "No começo pensei que era uma colisão porque havia uma grande poça de sangue no chão", disse ele.
A emissora norueguesa TV2 citou uma testemunha a dizer que vítimas a sangrar vieram a correr de trás de uma loja de conveniência. Poças de sangue foram vistas no asfalto, disse a TV2. "Tais actos de violência são graves e desesperadores", disse a ministra da Justiça norueguesa, Emilie Enger Mehl, em comunicado.
A vila, cercada por montanhas, fica a 80 quilómetros ao norte de Kongsberg, onde cinco pessoas foram esfaqueadas e quatro ficaram feridas em Outubro, quando Espen Andersen Brathen atacou estranhos com arco, flecha e facas. Andersen Brathen declarou-se culpado no início do seu julgamento na MércoresTambém enfrenta 11 acusações de tentativa de homicídio pelo ataque em Kongsberg, uma antiga cidade mineira de 26000 pessoas. O muçulmano convertido, que foi listado pelos serviços de segurança noruegueses como pessoa de preocupação em 2015, matou as suas vítimas com faca de caça depois de disparar uma torrente de flechas contra espectadores inocentes num supermercado Co-Op Extra. 
Imagens de câmaras de segurança, divulgadas pela polícia no início do julgamento de Bråthen, mostraram como o assassino entrou na loja brandindo um arco com uma aljava de flechas mortais e uma enorme faca de caça embainhada no seu cinto. Vestido com calças cáqui e um colete branco simples, o assassino transportou as suas flechas e lançou-as contra civis aterrorizados sem hesitação. 
O homem de 38 anos declarou-se culpado perante um juiz na manhã de ontem, quando o tribunal ouviu como ele perseguiu gente pelas ruas de Kongsberg com dezenas de flechas antes de esfaquear cinco pessoas com idades entre 52 e 78 anos, incluindo quatro mulheres, até à morte.
                                                          *

Fonte: https://www.dailymail.co.uk/news/article-10836503/Knifeman-stabs-four-people-random-attacks-arrested-Norway.html?fbclid=IwAR29df6GtQEFC87fD8ffEzUgWAL5rCKtjQrUUfJqZo9wSTOd0M8mwl1rb-E

* * *

Mais dois fulanos, de etnias bem diferentes, que têm em comum não saber que o Islão é «a religião da paz»...