sábado, maio 21, 2022

QUANDO O PCP REJEITOU UMA INVESTIGAÇÃO A CRIMES DE GUERRA RUSSOS

É notícia de há quase um mês, mas só agora li:

O PCP não vai aprovar um texto que pede uma investigação independente a eventuais crimes de guerra na Ucrânia. 
A proposta reuniu o consenso de vários forças partidárias, mas a líder parlamentar comunista diz que o partido não se revê no texto final e pediu a votação separada do projecto inicial do PCP que foi rejeitado pelas restantes bancadas.
A proposta comum condena a invasão da Ucrânia e os massacres de civis ocorridos em Bucha, Irpin e outras localidades perto de Kiev. 
O texto foi aprovado esta tarde na Comissão de Negócios Estrangeiros e será votado em plenário na Vernes
O Parlamento vai assim expressar apoio à iniciativa do secretário geral da ONU para que se abra uma investigação e para que os responsáveis pelos crimes possam ser julgados. 
O presidente da comissão, Sérgio Sousa Pinto, diz que fracassou o esforço de conciliação entre todas as bancadas parlamentares, já que o PCP revelou que não apoia o texto final. 

*
Fonte: https://sicnoticias.pt/mundo/conflito-russia-ucrania/pcp-vai-votar-contra-texto-que-pede-investigacao-a-crimes-de-guerra-na-ucrania/?fbclid=IwAR2gYuMv_EOL9SGgzH5uPjT22VB8NrY-GJuhRCHpALRkFEXObQLo9q4DSE0

* * *

Imagine-se o que era um partido de Direita português a votar contra a investigação de crimes de guerra de um Franco, de um Pinochet, de um Mussolini - até «manifes» «espontâneas» se faziam pelas ruas a exigir a ilegalização dessa formação partidária. Ora os estalinistas de serviço fazem uma destas à frente de toda a gente e «ninguém» pia. Muito estranha é a impunidade comuna em Portugal, não restam dúvidas...