quarta-feira, dezembro 16, 2020

POLÓNIA - JERÓNIMO MARTINS MULTADA EM MILHÕES POR «DESONESTIDADE PROFUNDA»

A Jerónimo Martins foi multada na Polónia em 163 milhões de euros. A autoridade da concorrência do país acusa a empresa que detém os supermercados Biedronka de “desonestidade profunda e desrespeito pelos concorrentes”.
De acordo com o regulador polaco, a retalhista portuguesa, dona do Pingo Doce, impunha unilateralmente descontos “arbitrários, de uma forma injusta” aos fornecedores. Assim, se os produtos em causa não atingissem o valor de vendas esperado, a empresa obrigava os produtores agrícolas a fazer uma redução no preço.
Devido ao poder de mercado da empresa distribuidora, os fornecedores aceitaram condições desfavoráveis”, receosos de vir a sofrer retaliações no futuro, diz a acusação.
Esta é a maior multa de sempre aplicada num caso de abuso de posição contratual. Através do recurso a esta prática ilegal, a Jerónimo Martins terá ganho cerca de 600 milhões de zlotys (cerca de 135 milhões de euros) desde 2018.
Mais de 200 produtores agrícolas terão sido prejudicados e os sectores da fruta e dos legumes foram os mais afectados.
A autoridade da concorrência relata diversas situações em que os fornecedores tiveram de devolver, ao longo de um ano, mais de um quarto das receitas que tinham conseguido com as vendas à Jerónimo Martins. Um dos produtores foi obrigado a pagar um valor equivalente a mais de 34 milhões de euros. 
*
Fonte: https://tvi24.iol.pt/economia/autoridade-da-concorrencia/desonestidade-profunda-jeronimo-martins-multada-em-163-milhoes-de-euros-na-polonia?fbclid=IwAR3jg30nFrLD-CatMHtftI0eEH03axlVuPAzBa2ZbOxW3JAzAsy_BkYtNdg

* * *

Estavam mal habituados os pingodoces, julgavam que num país pobrezito, e se calhar sem-rei-nem-roque, podiam fazer o mesmo que faziam noutro país pobrezito onde eventualmente têm feito o que lhes apetece...