terça-feira, dezembro 15, 2020

ITÁLIA - RECONHECIMENTO OFICIAL DE GRUPO PRATICANTE DA RELIGIÃO NACIONAL


É com grande prazer e satisfação que comunicamos o nascimento da instituição jurídica para a Religião Gentia em Itália, denominada "Pietas - Comunidade Gentia".
O projecto de refundar oficialmente a Religião Romana e a Magna Greca e de as colocar numa única comunidade nacional, juridicamente válida, foi aprovado pelo Conselho de Administração da Associação Tradicional Pietas em 21 de Abril do ano MMDCCLXII A.V.C. (2019 da era vulgar). Desde então, o presidente da A.T.P. Giuseppe Barbera trabalhou, assistido pelos membros da direcção, na elaboração de um estatuto que pudesse definir melhor o sistema meritocrático espiritual antigo, adequado e relacionado com a época de hoje, respeitando plenamente as normas em vigor na Itália. Finalmente, esses estatutos foram aprovados a 15 de Novembro MMDCCLXXIII A.V.C. (2020 e.v.) pelo Conselho Directivo da Associação Tradicional Pietas e legalmente oficializado a 9 de Dezembro MMDCCLXXIII A.V.C. (2020 e.v.) por acto assinado pelo presidente Barbera e membros espiritualmente mais evoluídos da comunidade de Pietas.
Na sessão de fundação da referida instituição de culto clássico itálico, foi eleito Pontífice Máximo da Comunidade Gentile o presidente da ATP, José Barbera.
Este novo organismo jurídico dos gentios de Itália nasce para responder à necessidade de desenvolver a nível extensivo a organização da práctica dos cultos greco-romanos, resultante do crescimento exponencial dos membros praticantes em Pietas, da construção de templos e da colaboração com organizações estrangeiras similares já reconhecidas como instituições religiosas nos respectivos sistemas nacionais.
O culto gentio constitui veículo de valores eternos definidos pelo "mos maiorum", modelo de virtude universalmente reconhecido, fundamento de cada convivência civil e sociedade saudável.
Este momento é muito importante para a comunidade gentio da Pietas: com este acto foi atingido um grande marco, resultado de anos de trabalho e prática. Daqui se inicia um novo caminho para o crescimento da religião clássica no belo país.
A nomenclatura "Pietas - Comunidade Gentia" quer claramente fazer referência ao valor do sentimento religioso romano, a Pietas, e ao mesmo tempo chamar a todos aqueles que se sentem ligados por este profundo valor, numa única entidade, a comunidade, com o fim de estreitar as relações de amizade, irmandade e colaboração entre os membros, que por sua vez serão protegidos e protegidos por nossa instituição por tudo o que diz respeito aos seus sentimentos religiosos e piedosos.
Todos os inscritos na Associação Tradicional Pietas que manifestam interesse em empreender a práctica tradicional são automaticamente incluídos na instituição em causa. Grupos externos interessados em aderir, integrando-se totalmente ou até mesmo apenas criando encomendas ou colégios internos da instituição, serão bem-vindos.
A escolha da fundação da nossa instituição religiosa neste ano e neste mês não é aleatória. Em Dezembro, recordamos Gianfranco Barbera, fundador dos nossos grupos humanos, além de celebrar o renascimento do Sol no seu Natal. Neste ano, o colégio augural da Pietas identifica 2020 da era vulgar um período janual e, por conseguinte, de passagem de época. Janus é o deus romano das portas, de dupla face (daí o apelido bifronte), de Ovídio comparado com o grego Caos (Me Chaos antiqui vocabant. Ovidio, Fasti.). Quando a condição de uma Divindade permeia uma época, alguns aspectos da mesma manifestam-se nos eventos que a caracterizam. Por exemplo, a dupla face de Janus corresponde actualmente à presença de dois papas em simultâneo no estado do Vaticano, dois presidentes em simultâneo nos EUA (o eleito Biden e o cessante Trump tentando perpetuar a sua posição sob a acusação de fraude eleitoral) e por aí fora. O fenómeno janual implica um retorno às origens do mito, que iniciará uma nova era: O Caos da Teogonia corresponde à singularidade da ciência moderna (ou seja, o chamado átomo primordial), um momento de suspensão temporal esperando chegar ao novo universo, que é Transformação do anterior. Todos nós no planeta, neste ano de restrições, vivemos essa condição, uns mais, outros menos.
Platão ensina-nos que dentro do Caos das Origens está o Deus Eros (o amor primordial), que de repente com uma faísca enxerga a mudança e transformação para o nascimento do Universo. A mesma ciência actual sugere que, no momento do nascimento do cosmo, houve um momento de calor intenso chamado eupaco, que enxertou o big bang, transformando assim a energia dos primórdios na matéria (ou seja, o inverso de uma bomba atómica que transforma Átomos de matéria em energia). Acreditamos que o nascimento oficial de uma instituição jurídica para a comunidade gentia hoje é como colocar a semente de Amor no Caos actual para poder assim desenvolver o nascimento de um novo mundo espiritual baseado nos valores da Pietas clássica, que pode ser instrumento de evolução para as almas que vêm para o nosso planeta.
O mito na sua eternidade repete-se ciclicamente e os próximos anos serão manifestações de forças urânicas, saturninas e finalmente jovianas. Quem quiser preparar-se espiritualmente na forma do culto clássico para a chegada do reino de Júpiter, ou seja, da justiça divina que se manifesta nas felizes conexões entre os homens, na convivência e na próspera paz entre os Povos, será bem-vindo nesta comunidade, onde cada um trabalha para melhorar a si mesmo para que a mesma colectividade, dia após dia, melhore e cresça.
Ad majora semper,
José Barbera
Presidente Associação Tradicional Pietas
Pontífice máximo de Pietas