quarta-feira, setembro 30, 2020

ESTUDO INDICA QUE MAIORIA DOS RECUPERADOS DE COVID-19 FICA COM SEQUELAS

Nove em cada dez doentes infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) relataram sofrer de sequelas como fadiga, efeitos psicológicos ou perda do olfacto e do paladar já depois de terem recuperado da doença, de acordo com um estudo preliminar realizado na Coreia do Sul.
Num inquérito online feito a 965 pacientes recuperados, 879 (91,1%) responderam que estavam a sofrer de pelo menos uma mazela deixada pela doença, de acordo com Kwon Jun-wook, oficial da Agência de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA).
A fadiga foi a sequela mais comum, com 26,2%, seguido de dificuldade de concentração, com 24,6%. Outros efeitos incluem problemas psicológicos ou mentais e perda do paladar ou do olfacto.
Os resultados da pesquisa, realizada por Kim Shin-woo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Kyungpook, em Daegu, vão ser publicados num estudo mais detalhado sobre o tema.
Os resultados deste estudo preliminar surge numa altura em que o número de mortes por covid-19 no mundo ultrapassou o milhão, um marco sombrio numa pandemia que devastou a economia global, sobrecarregou os sistemas de saúde e mudou a forma como as pessoas vivem e interagem.
Kwon Jun-wook acrescentou também, durante o briefing de apresentação dos resultados do estudo online, que a Coreia do Sul está a realizar uma outra investigação, em conjunto com 16 organizações médicas, sobre potenciais complicações da doença. Este estudo vai recorrer a análises detalhadas das situações clínicas dos doentes recuperados com recurso a tomografias.  

*

Fonte: https://www.publico.pt/2020/09/29/ciencia/noticia/nove-dez-recuperados-covid19-ficam-sequelas-estudo-1933275?fbclid=IwAR0SjJLkN8POS_MXfCvmq-bMWFurw12Bianx4-7UjFTKdhFOhliURMYFABg