terça-feira, janeiro 14, 2020

TRUMP APOIA MANIFESTANTES IRANIANOS CONTRA O REGIME DOS AITOLAS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou a situação de escalada da instabilidade no Oriente Médio para declarar, neste sábado, apoio a manifestantes que protestam contra o governo iraniano.
Escrevendo em Inglês e Persa, o chefe de Estado norte-americano utilizou o Twitter para dizer que a sua administração está a acompanhar de perto as mobilizações em Teerão e que está do lado do "povo sofrido" do Irão.
«​Para o corajoso e longamente sofrido povo do Irão: estou do vosso lado desde o início da minha Presidência e o meu governo continuará ao seu lado. Acompanhamos de perto os vossos protestos e somos inspirados pela vossa coragem.»
O mandatário norte-americano aproveitou a oportunidade para exigir das autoridades iranianas que permitam uma monitorização em tempo real dos protestos, a fim de evitar um possível "massacre de manifestantes pacíficos".
​O governo do Irão deve permitir que grupos de direitos humanos monitorizem e denunciem factos do local sobre os protestos em andamento do povo iraniano. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos, nem um desligamento da Internet. O mundo está a assistir.
As complicadas relações entre Estados Unidos e Irão deterioram-se ainda mais nas últimas semanas, principalmente após o assassinato de um importante oficial militar iraniano num bombardeamento norte-americano no Iraque. Em resposta, Teerão lançou ataques contra instalações utilizadas por Washington no território iraquiano, aumentando as preocupações sobre um possível conflito directo entre os dois países.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2020011114997386-trump-declara-apoio-a-manifestantes-em-meio-a-protestos-contra-governo-iraniano/

* * *

Política tão boa quanto possível, pelo menos quanto ao que está visível - na mais recente operação militar, Trump evitou higienicamente fazer vítimas civis, limitando-se a atingir um alvo militar, um só indivíduo. Aparentemente, há no seio do povo iraniano um bom potencial para derrubar o regime dos aiatolas e em seu lugar erigir um poder político democrático e até pró-ocidental.