quinta-feira, dezembro 05, 2019

ÍNDIA - TRIBUNAL DÁ VITÓRIA AOS HINDUS NO CASO DE AYODHYA PERMITINDO-LHES CONSTRUIR AÍ UM TEMPLO DE RAM


«O Retorno de Ram a Ayodhya», episódio mitológico da religião hindu


Depois de décadas de espera, os Hindus vão poder construir um templo ao Deus Ram num lugar sagrado da cidade de Ayodhya (Norte da Índia), onde os muçulmanos rezaram durante séculos, decidiu o Supremo Tribunal indiano.
O veredicto concede aos hindus autorização para edificar um espaço de oração onde acreditam que terá nascido o Deus Ram e onde, durante séculos, os muçulmanos rezaram até ter sido destruída a mesquita Babri, em 1992.
O tribunal decidiu atribuir aos muçulmanos um lugar alternativo em Ayodhya para que possam construir uma nova mesquita.
No entanto, a comunidade muçulmana da região já anunciou que vai analisar a hipótese de recorrer da decisão: "Respeitamos a decisão mas não estamos satisfeitos", afirmou o advogado que defende os muçulmanos.
Teme-se que a decisão judicial reabra feridas religiosas na Índia. A disputa centra-se em torno da mesquita de Babri, construída no século XVI e onde a comunidade muçulmana prestou culto durante séculos até ter sido derrubada pelos hindus.
A destruição da mesquita em 1992 provocou tumultos entre hindus e muçulmanos nos quais morreram cerca de duas mil pessoas.
O perigo da decisão num país de maioria hindu (79,8%) - com uma das populações muçulmanas mais importantes (14,2%) - é que se volte a quebrar a harmonia religiosa e sejam desencadeados novamente distúrbios.
Aqueles foram os piores confrontos entre as duas comunidades desde a divisão do subcontinente indiano em 1947, após a independência do Império Britânico.
Mais recentemente, em 2002, houve novos distúrbios contra a minoria muçulmana no estado oriental de Gujarat, então governado pelo actual primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que causou quase mil mortes.
Activistas e académicos defenderam que o problema foi explorado por organizações hindus conservadoras, como o Vishwa Hindu Parishad (VHP) ou o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), actualmente no Governo, para obter ganhos políticos.
*
Fonte: https://www.plataformamedia.com/pt-pt/noticias/sociedade/hindus-ganham-batalha-por-novo-espaco-apos-decadas-de-espera-11498577.html

* * *

É um momento de glória da Índia, é também um momento de glória das religiões politeístas nacionais, étnicas, diante de um imperialismo totalitário abraâmico; para além de evidentemente maravilhar os Hindus, pois que está no centro de uma das suas maiores epopeias literárias, o Ramaiana, que está para a Índia mais ou menos como a Ilíada está para o Ocidente, além disso atrai a simpatia dos europeus etnicamente conscientes, pois que Ram é uma Divindade Cujo nome exibe uma óbvia raiz indo-europeia e esta vitória jurídica serve idealmente de modelo para que outras acções deste género sejam um dia levadas a cabo por todo o mundo ocidental onde quer que os antigos templos dos Deuses Nacionais tenham sido usurpados pela violência da Cristandade, o que, parecendo, agora utópico, já esteve todavia mais longe de acontecer.