domingo, agosto 18, 2019

CAPEIA RAIANA NO SABUGAL MATA TOIRO

Um touro foi morto no passado dia 10 de Agosto durante uma Capeia Raiana no Soito, Sabugal. A situação foi denunciada pela Associação ANIMAL, através da sua página de Facebook, com base num vídeo que regista o momento deste ritual antigo, que foi agora recriado, perante os gritos e aplausos da multidão.
Na publicação, a Animal diz que se trata do segundo ano consecutivo em que tal acontece, mas que apenas este ano conseguiram obter as imagens que o provam. A Associação denunciou ainda que esta actividade está “registada como Património Cultural Imaterial no Inventário Nacional do Instituto dos Museus e da Conservação”, para a qual já enviou uma queixa, porque “continuará sempre a denunciar situações destas”.
As Capeias Arraianas seguem a “tradição raiana” que manda que “as touradas com forcão (um escudos feito de paus que protege um grupo de pessoas), precedidas de encerro, se iniciem na Lageosa no dia 6 de Agosto e terminem em Aldeia Velha no dia 25”, pode ler-se no site do evento. Na mesma publicação, dizem ainda que a capeia arraiana é um “espectáculo único que andou escondido esotericamente nas praças das nossas aldeias e que de há uns anos para cá parece ter perdido a vergonha e tudo faz para se dar a conhecer ao mundo”.
A denúncia da ANIMAL nas redes é muito completa e diz que a tradição tem sido praticada nos últimos anos, mas que depois da morte do touro são apagadas as luzes, algo que este ano não aconteceu:
“Pelo segundo ano consecutivo (que tenhamos imagens, porque, seguramente, este tipo de tragédia não se limitou a estes dois anos) morre um touro no Soito, Sabugal, numa Capeia Raiana. Espantem-se, falamos de uma actividade registada como Património Cultural Imaterial no Inventário Nacional do Instituto dos Museus e da Conservação. Mais informamos que, também no ano passado, o touro teve morte imediata e as luzes foram imediatamente apagadas para que pudessem “tratar do assunto”… Este ano, felizmente (para podermos denunciar, claro), ninguém se lembrou de apagar as luzes da praça.”
O vídeo terá sido filmado por um espectador.
*
Fonte: https://observador.pt/2019/08/13/sabugal-recriou-antiga-tradicao-e-a-polemica-instalou-se-video-de-touro-a-ser-morto-na-arena-gera-indignacao-e-queixas/

 * * *

Mais uma filhadaputice que eventualmente fica impune, num país onde as tradições étnicas vão morrendo excepto aquelas que satisfaçam a crueldade de uns quantos «tradicionalistas»...