sexta-feira, agosto 16, 2019

ITÁLIA - SALVINI DIZ A GERE «ESPERO QUE TE BRONZEIES»

Matteo Salvini, vice-presidente e ministro do Interior italiano, recorreu às redes sociais para reagir à visita do actor Richard Gere ao barco da organização não-governamental (ONG) espanhola Open Arms.
"O Richard Gere na Open Arms? Espero que te bronzeies e que estejas bem. Visto que o navio é uma ONG com bandeira espanhola, podem desembarcar os 120 imigrantes em Ibiza ou Formentera. Correto?", ironizou o líder do partido italiano de Extrema-Direita Liga.
Num comentário feito na mesma publicação, o político fez questão de sublinhar: "Os portos italianos estão e continuarão fechados. Faz boa viagem! P.S. Mas estes radicais chic não tem mais nada que fazer?".
Recorde-se que a embarcação está há mais de uma semana em águas internacionais à espera de autorização para aportar e desembarcar 121 migrantes resgatados no Mediterrâneo. Itália, porém, mantém há várias semanas os portos fechados às ONG, a quem acusa de favorecerem a imigração ilegal.
Salvini, que abandonou na quinta-feira a coligação que governava a Itália desde 2018, já garantiu que não permitirá que o navio Open Arms entre em águas italianas, remetendo a responsabilidade pelos migrantes a bordo para o governo de Espanha.
Este domingo, e face à subida do número de imigrantes a bordo do Open Arms, devido a novos resgates, Salvini voltou à carga, através do Twitter: "Dado que os seus amigos da ONG têm agora 180 imigrantes a bordo, estou seguro que o generoso milionário irá hospedá-los nas suas residências. Correto?", escreveu, com um meme do actor norte-americano.
De acordo com o El Mundo, tanto Ibiza como Formentera receberam, na semana passada, mais de meia centena de imigrantes.
Em Espanha, a cidade de Valência ofereceu-se para acolher o barco e a comunidade da Extremadura mostrou-se aberta receber os migrantes. No entanto, precisa de autorização do Governo de Madrid, que em Janeiro proibiu a Open Arms de retomar as buscas activas de embarcações em perigo no Mediterrâneo central, justificando com o encerramento dos portos italianos às ONG e impondo multas elevadas, que podem atingir quase um milhão de euros.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1303455/salvini-sobre-richard-gere-no-open-arms-espero-que-te-bronzeies?utm_medium=social&fbclid=IwAR05laOGQLek3ku6P1_yWqNKL3gWc3Md5aL_GhaT2gJ5xNpoBSsTJLrjTvI

* * *

Claro que o actor ianque não os leva para sua casa, sequer para um país que os queira receber, ele está é do lado daqueles insistem em impingir os alógenos a um país que não os quer receber, porque quem não quer receber imigrantes é pecador e tem de ser obrigado a redimir-se...