terça-feira, maio 28, 2019

COMANDANTE DA MARINHA INDIANA: «ATAQUE AO PAQUISTÃO FEZ RECUAR O TERRORISMO ISLÂMICO»

O chefe da Marinha indiana acredita que os ataques aéreos de Fevereiro em Balakot, no Paquistão, que levaram as duas potências nucleares à beira de um conflito militar de grande escala, mudarão a visão de Islamabad sobre o fomento do terrorismo transfronteiriço.
O almirante Sunil Lanba, comandante militar mais antigo da Índia, chamou ao ataque aéreo do seu país "uma acção pro-activa" que "mudou o discurso e o diálogo vizinho Paquistão". Lanba acrescentou que "uma nova norma foi estabelecida" em relação às actividades terroristas.
"Tenho certeza de que isso levará a mudanças comportamentais na nossa consultoria", prosseguiu.
As relações cada vez mais tensas entre a vizinha Índia e o Paquistão pioraram drasticamente em Fevereiro deste ano, quando os jactos indianos atingiram o que disseram ser instalações terroristas no Paquistão. A Marinha indiana também "enviou adiante" a sua frota no norte do mar da Arábia para manter a situação sob controle. E a táctica "funcionou com sucesso", comentou o almirante Lanba ao jornal Times of India.
Os ataques da Índia tornaram-se no primeiro ataque aéreo através da Linha de Controle que divide o território da Índia e do Paquistão desde que foi estabelecido em 1971. O conflito fronteiriço provocou tensões muito além da região, já que os dois Estados estão armados com armas nucleares.
Nova Déli e Islamabad conseguiram acalmar a situação nos meses seguintes, com o Paquistão dizendo que planeia trabalhar para melhorar o relacionamento com o recém-eleito governo da Índia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019052813963604-resultado-ataques-india/

* * *

Com quem só percebe a linguagem da força e só dialoga quando é mais fraco... e acha que dialogar é em si sinal de fraqueza...