quarta-feira, março 06, 2019

«HOMEM-DE-FERRO»


Em Março de 1963 foi publicada a primeira história de Iron Man, Homem-de-Ferro - este ainda é daqueles cujo nome de guerra foi traduzido, quando no mundo lusófono se falava menos Inglês que hoje - uma das maiores figuras da banda desenhada norte-americana, alter-ego do empresário Tony Stark, bon vivant algo debochado, cínico (no sentido original do termo), afectado por problemas cardíacos e por um certo pendor para o alcoolismo.
Em 2008, o grande criador Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, explicou assim o surgimento do capitalista metálico, espécie de moderno cavaleiro medieval: «Creio que me atrevi. Estava-se no auge da Guerra Fria. Os leitores, os leitores jovens, se havia algo que odiavam, era a guerra, era os militares... portanto arranjei um herói que representava isso à centésima potência. Ele era um produtor de armas, fornecia armas ao exército, era rico, era um industrial... Pensei que seria divertido agarrar no tipo de personagem da qual ninguém gostaria, nenhum dos leitores gostaria e enfiá-lo pelas suas gargantas abaixo e fazê-los gostarem dele... E ele tornou-se muito popular.»
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Iron_Man

Fiquei sempre com a impressão de que a personagem, também conhecida como «Vingador Dourado» - porque quando fundou os Vingadores a sua armadura era totalmente amarela - nunca foi das mais populares, de entre as maiores, talvez por se tratar de um capitalista armado, coisa que a Esquerda ianque odeia, de tal modo está politizada, nos States, a questão das armas. Os filmes, todavia, inverteram esta tendência, talvez porque as deixas do herói tenham a sua piada e se calhar também porque, convenhamos, logo na primeira película o dito arrepende-se de ter criado tantas armas que foram parar às mãos de belicistas e portanto aprendeu a sua lição politicamente correcta, algo que por acaso também acontecera na banda desenhada, enfim...

É verdade que inicialmente a sua armadura era simplesmente dourada, como disse acima, e que a sua fatiota de metal mais conhecida é dourada e vermelha, mas eu pessoalmente gosto mais de rubro e prateado, por isso a que aqui fica é a Mk VI Silver Centurion, quem quiser ver outras que as procure.