terça-feira, março 05, 2019

CAMPO PEQUENO REDUZ PREÇO DOS BILHETES GRAÇAS À REDUÇÃO DO IVA...

À semelhança do no passado, são dez corridas, uma novilhada e uma capeia arraiana que estão previstas para esta época taurina no Campo Pequeno, em Lisboa, e a empresa já anunciou que os preços baixaram na medida da redução da taxa de IVA destes espectáculos. Segundo explicou o director de actividades Tauromáquicas da praça lisboeta, Rui Bento, as descidas de preços verificar-se-ão quer nos abonos (lugares cativos para toda a temporada) quer nos bilhetes adquiridos corrida a corrida, nesta temporada de 2019.
“Os preços dos bilhetes englobarão uma pequena contribuição para as actividades da Prótoiro, entidade que agrupa as associações representativas do universo tauromáquico e que tem por objectivo a defesa e promoção da festa dos toiros”, acrescentou Rui Bento. A alteração do IVA de 13% para 6% nos espectáculos culturais entrou e vigor no início do ano, mas nem todos os preços se reduziram nessa proporção. Segundo um levantamento feito pela Lusa, se alguns concertos e festivais de Verão de facto ficaram mais baratos, noutros os preços mantiveram-se ou até subiram, apesar do recuo no IVA e nas peças de teatro, na dança, na ópera, no cinema os valores dos bilhetes mantiveram-se inalterados (veja mais aqui). A descida do IVA das corridas de toiros da taxa intermédia para a reduzida foi motivo de discórdia mesmo dentro do governo, com a própria ministra da Cultura, que tutela a área, a defender a não alteração do imposto previsto para este tipo de espectáculos. Porém, à semelhança do que acontecera já com os projectos do BE e do PAN para acabar com as touradas, essa intenção foi chumbada no Parlamento na votação do Orçamento do Estado na Especialidade, em Novembro do ano passado. Touradas, festivais de música e todos os restantes espectáculos culturais passaram assim a estar taxados à taxa reduzida de IVA de 6%. No último par de anos, os números da IGAC (Inspecção-Geral das Actividades Culturais) mostram que as corridas de toiros têm aumentado o número de espectadores, invertendo a tendência de queda que se vinha verificando, com 435 milhões a assistir aos 205 espectáculos realizados em 2017 (último ano completo) e mais de 10 milhões de euros arrecadados em receitas de bilheteira, segundo a Prótoiro. Já no ano passado, as três corridas que passaram na televisão tiveram também um acréscimo de telespectadores, atingindo uma média de meio milhão de pessoas por espectáculo transmitido (na RTP e na TVI). Já neste ano, o Dia da Tauromaquia, que se celebrou no Campo Pequeno a 23 de Fevereiro, contou com uma praça lotada. A temporada de 2019 arranca oficialmente a 11 de Abril e termina a 10 de Outubro, com corridas previstas ainda para os dias 16 e 18 de Maio, 6 e 8 de Junho, 11 e 25 de Julho, 8 e 23 de Agosto, 5 e 27 de Setembro. Para os abonos estão previstos os habituais descontos de compra de temporada (veja aqui preços e condições, bem como os cartéis já conhecidos) que se prevê que continuem a cativar um número crescente de público – o número mais que duplicou para 600 carteiras de época nos últimos dez anos.
*
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/campo-pequeno-corta-valor-do-iva-aos-precos-dos-bilhetes/?fbclid=IwAR2pF3_kP3BN-uwLNDAwCvbfLhXnpGnKm3qvVmuRrlSbNTRAkloEVhTzZM4#

A página Vila-Franquenses Anti-Tourada comentou:

Então oh senhora, acha que cada português foi 43 vezes à tourada, incluindo bebés e acamados?
São 379.000 espectadores e não 435.000.0000 😂
Em 2017 só houve 181 eventos tauromáquicos e em 2018 ainda foram menos, 173. Algo que saberia se consultasse a estatística oficial da IGAC em vez de se ficar pelos números inventados dos procoisos, dizendo que não há números de 2018.
* * *

Quanto mais se sabe desta espécie de gente mais fica a nu o que são e como sustentam a obscenidade que é andarem dúzias de ridículos psicopatas a torturarem animais para satisfações abjectas.