quarta-feira, fevereiro 27, 2019

ÍNDIA E PAQUISTÃO REIVINDICAM ABATES DE AVIÕES INIMIGOS

O Exército do Paquistão afirmou que hoje de manhã (27) derrubou dois aviões da Força Aérea da Índia que haviam violado o espaço aéreo paquistanês na Caxemira, enquanto, segundo os média, a Força Aérea da Índia atingiu um caça F-16 paquistanês.
Um dia antes (26), a Índia realizou ataques aéreos contra alvos da organização terrorista Jaish-e-Mohammed localizados ao longo da linha de controlo na região de Jammu e Caxemira, disputada entre a Índia e o Paquistão, tendo destruído completamente as instalações.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que a Força Aérea indiana efectuou o ataque porque o Paquistão não tinha adoptado nenhumas medidas para eliminar a infraestrutura dos terroristas no seu território. O chanceler paquistanês Shah Mahmood Qureshi declarou nesse mesmo dia que as forças do Paquistão estão prontas para responder a qualquer agressão militar.
Siga as actualizações da Sputnik para ficar por dentro da situação.

13:49 União Europeia comenta situação

13:49 A União Europeia está pedindo à Índia e ao Paquistão que "exercitem a máxima contenção", com o aumento das tensões entre as duas potências nucleares em torno da região disputada da Caxemira.
A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, alertou que "isso tem o potencial de levar a consequências sérias e perigosas para os dois países e para a região".
Em comunicado, a principal diplomata do bloco europeu pediu aos "dois países que agora exerçam a maior moderação e evitem qualquer nova escalada da situação".
Mogherini pediu que Índia e Paquistão retomem contactos diplomáticos e adoptem "medidas urgentes", sem elaborar. Ela disse que a UE continuará em contacto com os dois países e acompanhará de perto a evolução.
*
Para ler mais, aceder a esta página: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019022713394851-tensao-ataque-aerea-india-paquistao-derrubada-avioes/

* * *

Uma e outra vez, sempre a arrogância expansionista muçulmana a pôr em perigo Povos inteiros e, neste caso, uma boa parte do planeta.