quarta-feira, agosto 15, 2018

MANIFESTAÇÃO CONTRA IGUALDADE DE DIREITOS NUM DOS MAIS MODERADOS PAÍSES MUÇULMANOS DO MUNDO...

Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado, na capital da Tunísia, contra as reformas sociais propostas por uma comissão presidencial, que incluem a igualdade de direitos de herança entre mulheres e homens e a despenalização da homossexualidade.
“Defenderemos o Islão com o nosso sangue”, gritaram os manifestantes, homens e mulheres, empunhando o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.
Os manifestantes responderam ao apelo de um colectivo, auto-intitulado Coordenação Nacional para Defender o Alcorão e a Constituição, que agrega representantes religiosos e universitários e personalidades pró-islamitas.
“Vimos defender os princípios da nossa religião”, disse Dorra Farrah, uma manifestante de 22 anos, em declarações à agência AFP.
“Querem mudar os pilares do Islão”, protestou Mokhtar Abderrahman, manifestante de 60 anos.
Em Junho, a Comissão para as Liberdades Individuais e a Igualdade, formada há um ano pelo Presidente Beji Caid Essebsi, propôs uma série de reformas para verter para as leis a igualdade inscrita na Constituição desde 2014.
Entre as propostas está a igualdade de direitos na herança para mulheres e homens, enquanto a lei actual, apoiada no Alcorão, prevê que um homem herde o dobro da mulher com o mesmo nível de parentesco.
Após meses de encontros com a sociedade civil e os partidos políticos, a comissão propôs igualmente a despenalização da homossexualidade e a abolição da pena de morte, reformas saudadas pelos defensores dos direitos humanos.
A comissão garante que as propostas não colidem com “a essência do Islão”.
Para Lues está prevista uma manifestação a favor das reformas propostas, igualmente em Tunes, após o discurso do Presidente tunisino a propósito do Dia da Mulher.
*
Fonte: https://observador.pt/2018/08/11/milhares-de-manifestantes-contra-igualdade-de-direitos-na-tunisia/

* * *

Assim se vê como no mundo muslo a charia está sempre à espreita...