sábado, julho 21, 2018

RADIOACTIVIDADE NUCLEAR DE FUKUSHIMA EM VINHO... NOS EUA

Vinhos californianos produzidos nos anos seguintes ao desastre da usina nuclear de Fukushima contêm os isótopos da precipitação do acidente, informaram pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).
Após o incidente na usina nuclear japonesa em 2011, especialistas da Organização Mundial da Saúde já afirmavam que partículas radioactivas poderiam espalhar -se para alimentos e bebidas fora do Japão. Levando o alerta em consideração, pesquisadores estudaram as amostras de vinhos tintos e rosés feitos a partir das uvas colhidas entre 2009 e 2012 e encontraram traços de césio-137 (substância resultado da operação de um reactor nuclear).
Os cientistas recorreram à espectrometria gama de baixo fundo para detectar os traços, pois o vinho continha quantidades muito baixas de isótopos. Segundo a pesquisa do CNRS, a quantidade de césio nas garrafas não apresenta perigo para a saúde humana e o nível de radioactividade do vinho era menor do que a natural.
Vários reactores da usina nuclear de Fukushima, no Japão, sofreram um colapso depois de uma enorme onda de tsunamis de 15 metros atingir o local e derrubar os sistemas de refrigeração do local. O desastre levou a vários efeitos radioactivos na atmosfera e na água. Parte da área no entorno da antiga usina permanece inabitável.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018072111773726-fukushima-vinho-california-acidente-nuclear/

* * *

A radioactividade nuclear atravessou um oceano e depositou-se num produto alimentar, alegadamente sem perigo, mas que lá chegou isso chegou... ainda assim há quem jure pela mãezinha que o uso da energia nuclear é porreiríssimo e não oferece perigo nenhum...