quarta-feira, junho 20, 2018

ENCONTRADOS VESTÍGIOS ROMANOS EM MOURA, ALENTEJO

A South-West Archaeology Digs (SWAD) encontrou vestígios no castelo velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo.
Com apenas duas semanas de escavação, uma equipa internacional da South-West Archaeology Digs (SWAD) sob a direcção científica de portugueses encontrou vestígios, que remetem ao período compreendido entres os séculos IV e I a. C..
Em comunicado, Mariana Nabais, arqueóloga que lidera esta equipa, refere que “este projecto começou em Novembro de 2017 e rapidamente tivemos o apoio de universidades internacionais como a University College London e da University College Dublin. Já descobrimos vestígios muito interessantes do Calcolítico, da segunda Idade do Ferro e Romano Republicano, contribuindo assim para a relevância deste projecto”.
Esta escola situada em Devon, na Inglaterra, está acampada perto do Castelo Velho de Safara, no concelho de Moura, no Alentejo e foi nesse local que descobriu os vestígios. A SWAD pretende sensibilizar a população residente para a valorização patrimonial e assim potencializar a região do Alentejo, captando a atenção do público internacional.
O objectivo desta escola passa por munir os alunos convidados de outras universidades, com as ferramentas necessárias para uma boa condução dos trabalhos de campo e laboratório, no âmbito da escavação existindo sempre uma componente prática muito forte.
Estão previstos dias abertos de escavação em que os visitantes poderão ter a experiência de participar activamente nos trabalhos, manusear e reconstruir os materiais recolhidos. No final das escavações, a SWAD pretende criar uma exposição com todo o material recolhido e organizar um congresso que atraia a comunidade arqueológica ao concelho de Moura.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/equipa-de-arqueologos-dirigida-por-portugueses-descobre-vestigios-romanos-no-alentejo-323479