terça-feira, junho 19, 2018

EUA SAEM DO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU

Os Estados Unidos abandonam o Conselho de Direitos Humanos da ONU esta Martes, 19 de Junho, depois de nenhum outro país ter a coragem "de se juntar à luta" de reformar o órgão "hipócrita e egoísta", disse a embaixadora norte-americana Nikki Haley.
"Ao fazê-lo, quero deixar claro que este passo não é um recuo dos nossos compromissos com os direitos humanos", acrescentou Nikki Haley, citada pela Reuters.
A decisão foi tornada pública num comunicado conjunto à imprensa de Nikki Haley e do secretário de Estado Mike Pompeo, escreve a NPR.
A decisão vem sem grande surpresa uma vez que esta administração norte-americana tem sido bastante crítica do organismo.
"Olhem para os membros do conselho e vão ver um desrespeito aterrador pelos direitos mais básicos", disse Haley, acrescentando que o “foco desproporcional e hostilidade interminável contra Israel é uma prova clara de que o conselho é motivado por preconceitos políticos, não por direitos humanos”, criticou.
Esta saída acontece depois dos EUA romperem com o acordo de Paris sobre o ambiente e o acordo nuclear com o Irão, e acontece numa altura em que o país é duramente criticado por separar crianças dos pais imigrantes, na fronteira com o México, mantendo-as em celas.
Os grupos de direitos humanos criticam Trump por não fazer dos direitos humanos uma prioridade do seu mandato, já os diplomatas alertam que a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU pode incentivar países como Cuba, Rússia, Egito ou Paquistão que resistem à interferência das Nações Unidas.
*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/eua-abandonam-conselho-de-direitos-humanos-da-onu

* * *

Acontece isto num mundo em que «quem manda são os sionistas!!!!»... que faria se não fossem... 
Saudações são devidas à administração Trump pela sua solidariedade para com Israel, país democrático e aliado do Ocidente diante do horror islâmico.