quarta-feira, abril 18, 2018

ALUNOS EM ÉVORA INSISTEM EM CONVOCAR ASSEMBLEIA PARA REFERENDO À GARRAIADA

Um grupo de alunos da Universidade de Évora, liderado por um estudante de medicina veterinária, já recolheu as assinaturas necessárias para a convocação de uma assembleia de estudantes, com o intuito de propor e aprovar um referendo, que irá decidir se se mantém ou não a garraida na Queima das Fitas daquela academia.
Como está a avançar a Rádio Diana, de Évora, foram recolhidas 847 assinaturas, número que permite convocar nova assembleia de estudantes para votar, pela terceira vez, a realização de um referendo sobre a continuidade da garraiada na Queima das Fitas, pedido que já foi feito ao presidente da mesa da assembleia de estudantes.
Os estudantes da Universidade de Évora decidiram este mês, em assembleia geral, manter a garraiada na Queima das Fitas. Fonte ligada ao processo defendeu então que o processo foi atribulado e resultou num chumbo ao referendo por "7 votos", onde foi preciso recontar os votos, por dúvidas levantadas pela Mesa daquela Assembleia-Geral. Após uma primeira votação, que aprovou o referendo com uma diferença de 3 votos, a Mesa pediu uma recontagem e que resultou no chumbo ao referendo, por uma diferença de 7 votos, já que 124 estudantes votaram contra a hipótese de referendo, que foi apoiado por 117 votos favoráveis.
Para a Associação Cantinho dos Animais, que tem defendido a realização do referendo, não se compreende a "decisão de se votar sobre a realização ou não de um referendo. Um referendo é um instrumento da democracia e serve para os eleitores se pronunciarem de forma directa e secreta sobre determinado assunto". Aquela associação faz ainda saber em comunicado que não compreende a repetição da votação já que "a primeira votação foi favorável à realização do referendo. Sabemo-lo por testemunhas no local, comprovadas pelo vídeo divulgado pelo PAN Évora. Não compreendemos porque decidiu a Mesa da Assembleia efectuar nova votação, num claro desrespeito pelos valores democráticos", concluem, lamentando que "os exemplos do Porto e Coimbra não sirvam à Academia de Évora e que esta opte por ser contra o progresso civilizacional e cultural que lhe seria esperado".
Já o PAN - Pessoas, Animais, Natureza, fala em "vergonha" por considerarem que o sim ao referendo já havia vencido e que a recontagem dos votos alterou o resultado da votação.
Ainda antes da realização da Assembleia de Estudantes, Ana Rita Silva, presidente da Associação Académica, em declarações à Agência Lusa admitia que a direcção da AAUE estava dividida sobre o assunto porque é "uma equipa bastante grande e cada um tem a sua opinião", sublinhando que a associação académica "não assume qualquer posição nem a favor nem contra".
Agora a discussão vai novamente colocar-se.
O debate em torno da manutenção desta "tradição" nos festejos das Queimas das Fitas começou em Coimbra com um referendo a ditar o fim da Garraiada, com o apoio de mais de 70% dos votos, e ameaça espalhar-se por todo o país, onde é uso a utilização de touros juvenis em simulações de pegas como as que acontecem em touradas.
*
Fonte: https://www.tribunaalentejo.pt/artigos/evora-estudantes-forcam-nova-assembleia-para-banir-garraiada-na-queima-das-fitas

* * *

Um louvor é devido a quem em Évora luta contra a hórrida crueldade que é a tourada.