terça-feira, abril 17, 2018

GOLDMAN SACHS OBSERVA QUE O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA PODE PREJUDICAR O NEGÓCIO DOS MEDICAMENTOS...

“Analistas do grupo financeiro Goldman Sachs tentaram abordar um assunto sensível para as empresas de biotecnologia, sobretudo as que estão envolvidas na terapia genética, um tratamento pioneiro: as curas de doenças podem ser más para os negócios no longo prazo”. A notícia é da estação CNBC, segundo a qual os referidos analistas apresentaram um relatório, no dia 10 de Abril, intitulado “A Revolução do Genoma”. Nesse relatório questionam: “Curar doentes é um modelo de negócio sustentável?”
“O potencial para providenciar ‘curas de uma dose’ é um dos aspectos mais atractivos da terapia genética, terapia celular geneticamente modificada e edição de genes. No entanto, esses tratamentos oferecem uma perspectiva muito diferente no que concerne às receitas recorrentes na comparação com terapias crónicas”, escreveu o analista Salveen Richter. “Ao mesmo tempo que esta proposta traz um valor tremendo para os pacientes e a sociedade, poderá representar um desafio para os desenvolvedores da medicina do genoma que procuram um fluxo permanente de receitas”, argumenta.
Segundo a CNBC, o analista do Goldman Sachs referiu como exemplo os tratamentos da Gilead Sciences para a hepatite C, os quais obtiveram taxas de cura superiores a 90%. As vendas nos EUA desses tratamentos para a hepatite C atingiram um valor máximo de 12,5 biliões de dólares em 2015, mas estão em queda acentuada desde essa altura. O Goldman Sachs estima que as vendas este ano vão quedar-se em menos de quatro biliões, tendo apresentado um gráfico com essa trajectória descendente no relatório em causa.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/goldman-sachs-questiona-curar-doentes-e-um-modelo-de-negocio-sustentavel-294118   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Deve a notícia servir de aviso para se estar mais atento aos eventuais atrasos do desenvolvimento da Medicina... para se perceber como o capitalismo e a desigualdade sócio-económica abissais podem tornar-se literalmente numa questão de vida ou de morte. Pode ser que a médio ou longo prazo se tornem úteis e sobretudo eticamente justificadas algumas acções directas contra a Goldman Sachs e outros potentados económicos.



3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É para estar muito atento é! na investigação já se está a chegar a 1 patamar de identificar e corrigir defeitos genéticos através de uma maquina:

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/04/180413144558.htm

Claro que isto pode ser um pesadelo para a industria dos medicamentos e se calhar para os próprios médicos que precisam de muitos doentinhos para ganhar o seu, e quando o medo de perder pastel é muito a malta dos "lobys" até se esquece que ela própria é de carne e osso e pode ganhar muitos anos de vida com o fim da medicina como a conhecemos (que ainda é bastante limitada).

17 de abril de 2018 às 22:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pode é suceder que esse desenvolvimento genético se mantenha quase em segredo para tratar só das elites...

Entretanto, é curioso que já se falava em tratamentos fabulosos para a calvície que surgiriam em 2010 e afinal nicles...

17 de abril de 2018 às 23:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pode é suceder que esse desenvolvimento genético se mantenha quase em segredo para tratar só das elites..."

Quero acreditar que tal não é possível, que na sociedade da informação onde "nada é privado" não conseguiam fazer uma monstruosidade dessas mas...já nada me surpreende

17 de abril de 2018 às 23:38:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home