terça-feira, abril 17, 2018

TURQUIA ESTARÁ MAIS LONGE DA UNIÃO EUROPEIA (?)

A Comissão Europeia em Bruxelas em breve deve divulgar uma actualização negativa do processo da tentativa da Turquia de entrar na União Europeia (UE).
Numa versão preliminar do próximo relatório, a Comissão da UE observou que "a Turquia deu grandes passos para longe da UE" e que há "um sério problema nos domínios da justiça, reforma da administração pública, direitos fundamentais e liberdade de expressão". A Comissão também previu outras o aumento de questões "num número crescente de outras áreas", segundo o site Politico.
A minuta do relatório também exige que a Turquia decida "encerrar o estado de emergência sem prorrogações", referindo-se a "medidas desproporcionais" usadas pelo seu presidente, Recep Tayyip Erdogan, e sua administração, incluindo demissões e prisões após uma tentativa de golpe de 15 de Julho de 2016. Erdogan decretou um estado de emergência após uma tentativa de golpe militar no país. Desde a tentativa, cerca de 150 mil pessoas foram colocadas sob custódia e pelo menos 110 mil funcionários públicos foram demitidos. Além disso, pelo menos 150 jornalistas, além de muitos autores e activistas de direitos, foram detidos.
"Há um enorme afastamento da União Europeia", disse à Reuters uma autoridade da UE, que pediu anonimato.
Além disso, o relatório acrescenta que "acima de tudo, a Turquia precisa de reverter a actual tendência negativa no estado de direito e nos direitos fundamentais" e "o enfraquecimento de uma efectiva separação de poderes no sistema político deve ser abordado".
No entanto, o relatório elogiou a economia da Turquia e o seu "excelente desempenho" ao hospedar cerca de 4 milhões refugiados sírios.
A versão final do relatório oficial será divulgada Martes (17).
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018041610999797-turquia-uniao-europeia-erdogan/

* * *

Curiosamente nem se fala aí da questão cipriota e das provocações belicistas contra a Grécia...