sábado, março 24, 2018

LÍDER NACIONALISTA FRANCESA ACUSA SARKOZY DE TER CONTRIBUÍDO PARA QUEDA SANGRENTA DO REGIME DE CADÁFI

Ex-candidata francesa à presidência em 2017, Marine Le Pen, apelou fortemente a investigar o caso do ex-presidente do país, Nikolas Sarkozy, suspeito de ter utilizado dinheiro do governo líbio para financiar a sua campanha eleitoral.
A líder do partido Frente Nacional e política populista, Marine Le Pen, comentou de maneira dura o tweet sobre o inquérito contra Nikolas Sarkozy, que teria aceitado dinheiro do ex-líder líbio, Muammar Kadhafi, para financiar a sua campanha eleitoral de 2007, que o tornou presidente: "A justiça deve ir até ao fim e seriamente. Não se trata apenas do financiamento da campanha eleitoral, mas também da guerra, destruição do país [Líbia], desestabilização do Estado, seguida por uma onda de imigração massiva", escreveu a política.
Marine Le Pen, que se candidatou à presidência em 2012 e 2017, ganhando o terceiro e segundo lugar respectivamente, tinha condenado a operação conjunta da OTAN e União Europeia na Líbia durante a sua primeira campanha, exigindo que a França abandonasse a aliança.
O ex-presidente francês, Nikolas Sarkozy, foi detido pela polícia há dois dias e continua sob supervisão, segundo as informações de Le Monde. Sarkozy é acusado de "propina passiva, financiamento ilegal de campanha eleitoral e encobrimento de recursos públicos da Líbia", tendo supostamente recebido 50 milhões de euros do então líder líbio Muammar Kadhafi.
O próprio Sarkozy nega todas as acusações contra ele, apontando para a falta de "evidências físicas", segundo a mídia francesa.
Durante a sua presidência, Sarkozy apoiou a campanha militar ocidental na Líbia, apesar da sua relação prévia com o líder do país. Muammar Kadhafi foi capturado e morto durante a guerra em Outubro de 2011, após um míssil francês ter atacado seu veículo e a liderança do país ter sido contestada por facções adversárias.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018032210799263-sarkozy-detido-financiamento-ilegal-Kadhafi/

* * *

Cadáfi tinha um acordo com Itália para travar ali, na Líbia, a imigração africana. Caiu Cadáfi, caiu o «dique»...