terça-feira, novembro 21, 2017

DIA DA TELEVISÃO

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de Novembro. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de Novembro de 1996.
Televisão em Portugal
Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980. Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.
Actividades do Dia Mundial da Televisão
Neste dia internacional da televisão realizam-se diversas actividades, em sítios como as escolas, onde as crianças pintam desenhos de televisões, por exemplo. As televisões aproveitam para relembrar emissões e programas especiais do passado e olhar um pouco para o futuro da televisão.
Neste dia pode aproveitar para recordar alguns dos seus programas televisivos preferidos ou para juntar a família ou os amigos e ver um programa de televisão em conjunto.
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-televisao/

* * *

Fala-se tanto mal da televisão e nunca ninguém foi obrigado a vê-la... fala-se mal da televisão ora porque dissemina ideias e comportamentos que os guardiões da boa moral quereriam ver reprimidos, ora porque no seio de alguma elite intelectual - ou entre quem tenha pretensão a pertencer-lhe - estabeleceu-se o hábito de vilipendiar este cubo doméstico, talvez porque pareça «bem» criticar de uma perspectiva intelectual o que tenha demasiada conotação popular. Esta pretensa supremacia cultural é o mais das vezes imune ao encantamento inerente a um dos objectos mais objectivamente fantásticos da história humana conhecida, algo que a maioria dos antecessores do homem contemporâneo porventura nunca julgariam ser possível: uma caixa mágica que por meio de raios reproduz imagens do que se está a passar à distância. Aliás, suspeito que muita gente da actualidade não acreditava nisto se o não visse... eu próprio não acreditaria que num bocado de luz ou de radiação dirigida fosse possível transportar imagens de caras, prédios, mares e nuvens. Parece feitiçaria delirante de efeito altamente inverosímil e no entanto está hoje por toda a parte e constitui um dos pilares do quotidiano ocidental actual, pondo cada vez mais à disposição de cada vez mais gente uma diversidade cada vez maior de conteúdos narrativos. Ideais, histórias, parvoíces, banalidades, música e anúncios de electrodomésticos, tudo isto pode ser livremente acedido a qualquer momento no mundo actual através da televisão. Quanto ao lado nocivo da coisa, é preciso perceber que todo o mal que se possa fazer através da televisão pode igualmente fazer-se de modo muito pior sem ela, sobretudo quando se decide suprimi-la ou limitá-la para controlar determinada população.