segunda-feira, novembro 20, 2017

TURCOS NA HOLANDA QUEIMAM O QUE PENSAM SER A BANDEIRA HOLANDESA

Manifestantes turcos, em protesto contra a Holanda, que proibiu a entrada de ministros da Turquia no país para a realização de comícios a favor do presidente Erdogan, queimaram aquela que pensaram ser a bandeira holandesa, mas que é afinal francesa.
As imagens foram filmadas num vídeo que já anda a correr mundo e os utilizadores das redes sociais têm usado a situação para se divertir com a situação criada por um grupo de cerca de uma dezena de homens que se enganaram e queimaram a bandeira errada, no sábado, 11 de Março, na Praça Cumhuiyet, na cidade turca de Samsum.
O engano dever-se-à ao facto de tanto a bandeira de França, como a da Holanda, ostentarem riscas com as mesmas cores: branco, azul e encarnado. Porém, a disposição das riscas é diferente – enquanto na bandeira francesa elas aparecem na vertical (da esquerda para a direita: azul, branco, encarnado), no holandesa estão na horizontal (de cima para baixo: encarnado, branco e azul).
O incidente torna-se ainda mais bizarro, uma vez que a França acedeu a deixar entrar o ministro turco dos Negócio Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, para participar numa reunião política, que teve lugar em Metz, para defender o voto favorável ao aumento dos poderes do presidente Erdogan, no referendo que está marcado para 16 de Abril na Turquia. Esta posição do governo francês valeu-lhe fortes críticas por parte da oposição.
Além da Holanda, também a Alemanha, a Suíça, a Suécia e a Áustria proibiram a realização de eventos políticos com o mesmo objectivo.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.sabado.pt/mundo/detalhe/turcos-queimam-bandeira-errada-em-protesto-contra-holanda?ref=DET_relacionadas_portuga

* * *

Para além da grunhice do erro, um «pormenor» que, adivinha-se, de pouca importância se revestirá para os autores do acto - para todo o bom militante, o que conta mais é a intenção... - salta mais à vista, acima da parte ridícula da coisa, a arrogância impune aqui demonstrada: alógenos do terceiro-mundo islâmico queimam uma bandeira nacional em solo europeu e nada de nada lhes acontece. A expulsão do País onde estão era o mínimo que se exigia num caso destes, como aliás sucedeu a jovens portugueses na Lituânia - e justamente - depois de serem presos por terem aviltado a bandeira lituana... 
Parece que «ninguém» nos grandessíssimos mé(r)dia se escandaliza com isto... imagine-se, a propósito, que algum grupo de americanos pró-Trump queimava a bandeira francesa na Holanda, para protestar contra alguma medida de Macron contra os EUA, quantas toneladas de insultos não se atirariam na praça pública contra «os grunhos tipicamente americanos e ignorantes do Trump» e assim...