segunda-feira, novembro 20, 2017

NOME E FOTOGRAFIAS TURCAS USADAS DE FORMA HOSTIL EM MANOBRA DA OTAN PÕE EM CAUSA PERTENÇA DA TURQUIA A ESTA ORGANIZAÇÃO

As relações entre a Aliança militar e a Turquia, como seu integrante, estão a piorar desde que Ancara retirou as suas tropas de manobras que tinham lugar na Noruega.
A Turquia precisa de reconsiderar a sua pertença à OTAN, já que a Aliança persegue uma política hostil quanto a Ancara, disse o conselheiro principal do presidente turco, Yalchin Topchu.
"Chegou a hora de reconsiderar a nossa pertença à OTAN. Não precisamos de uma organização que demonstra a sua atitude hostil a um membro seu. A questão da nossa presença nesta organização deve ser urgentemente considerada no Parlamento turco", citou o canal da televisão Haberturk as palavras de Topchu.
Anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a sua decisão de retirar 40 militares turcos das manobras da OTAN na Noruega, depois de terem sido encontrados fotografias e nome de um dos fundadores da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk, e do próprio presidente turco na parede dos "inimigos" da Aliança.
"Em relação ao nosso país e ao presidente eleito, ouvimos um tom hostil e traidor, trata-se de vilania e vergonha demonstrada durante as manobras da OTAN, onde foram usadas fotografias de Ataturk e o nome de Erdogan com intenções hostis", continua o conselheiro.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, desculpou-se duas vezes pelas ofensas em relação à Turquia, e o chefe do Ministério da Defesa da Noruega, Frank Bakke-Jensen, expressou o seu pesar e assinalou que a pessoa que postou os materiais era um empreiteiro civil, não um funcionário da OTAN; contudo, Erdogan achou atitude insuficiente.
A Turquia juntou-se à OTAN em 18 de Fevereiro de 1952, três anos depois da criação da Aliança.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201711209882326-erdogan-turquia-otan/

* * *

Enquanto era ainda laica juntou-se a Turquia à OTAN mas isso ao que tudo indica são águas passadas - a islamização crescente do país turco é uma evidência, a sua integração na Aliança Atlântica é altamente contraproducente para os mais lídimos interesses europeus, uma vez que coloca a fronteira «europeia» numa das regiões mais violentas do planeta e que impede um apoio claro da Europa aos seus parentes Curdos, potenciais aliados dos Europeus no Médio Oriente, talvez mais ainda do que Israel; aliás, se Israel, aliado quase obrigatório do Ocidente, não faz parte da OTAN, nada justifica, hoje, que a Turquia seja tratada de forma diferente.